Em apenas um ano, sistema cadastra mais de dois mil produtos de Defesa

Em apenas um ano, sistema cadastra mais de dois mil produtos de Defesa

Brasília, 12/12/2014 – Com menos de um criação, o Sistema de Cadastramento de Produtos e Empresas de Defesa (SisCaPED) cadastrou mais de 2 mil produtos e credenciou 60 empresas estratégicas de defesa. O balanço foi divulgado na última quarta-feira (10), durante a 14ª reunião da Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID) – a última do ano.

Brigadeiro Euclides: “Diante dos números apresentados, vemos que tivemos um sucesso muito grande porque saímos do zero".
Brigadeiro Euclides: “Diante dos números apresentados, vemos que tivemos um sucesso muito grande porque saímos do zero”.

Criado para incentivar a produção da Base Industrial de Defesa (BID), o SisCaPED é o instrumento pelo qual o Ministério da Defesa credencia e classifica as empresas e os produtos do setor. O interesse das indústrias pelo cadastro é crescente, já que, dependendo da classificação obtida, ela poderá ter acesso a uma série de benefícios, como regime tributário especial, isenção de pagamento de alguns impostos e até participação exclusiva em licitações.

Na reunião da quarta-feira, outros 14 produtos foram cadastrados pela CMID, entre eles, equipamentos como capacete e colete à prova de balas, lançador múltiplo de foguetes, reparo automatizado de metralhadora, projeto de míssil antirradiação e serviço de instalação de sistemas críticos, para controle do espaço aéreo, terrestre e marítimo.

Além disso, o SisCaPED encerra o ano com 248 empresas cadastradas e 237 produtos classificados como estratégicos de defesa. Para o diretor do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, brigadeiro José Euclides, levando-se em consideração o ineditismo do trabalho realizado pela Comissão, é possível afirmar que houve avanço nessa nova dinâmica de cadastramento. O brigadeiro é também secretário-executivo da CMID.

“Diante dos números apresentados, vemos que tivemos um sucesso muito grande porque saímos do zero, tivemos que desenvolver formas de regulamentação, de formatação e ainda assim conseguimos progredir”, disse.

SisCAPED: mais de 2 mil produtos de defesa cadastrados
SisCAPED: mais de 2 mil produtos de defesa cadastrados.

A CMID é composta por representantes dos ministérios da Defesa, Planejamento, Relações Exteriores, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, Fazenda e das três Forças Armadas. Para o brigadeiro Euclides, um dos maiores avanços da Comissão é o fato de todos esses atores conseguirem incorporar o universo da defesa de forma rápida e eficaz. “Hoje, nós vemos pessoas de outras pastas, que cuidam de política industrial, tributária, planejamento, orçamento, entendendo de armamento, míssil, carro de combate, aeronave. Essa é a prova de que esse grupo se profissionalizou”, afirmou.

De acordo com o brigadeiro, a previsão é de que, em 2015, o Sistema de Cadastramento passe a contar com mais técnicos o que dará mais agilidade ao processo de classificação dos produtos e empresas.

Foto: Jorge Cardoso

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *