Em Barbacena (MG), EPCAR forma 150 concluintes do CPCAR

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou no sábado (16), a formatura militar de 150 alunos – para eles, é o fim de um ciclo de três anos em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, além de outras autoridades civis e militares.

A cerimônia de formatura do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) é marcada por alguns ritos simbólicos, dentre eles, a passagem do Estandarte da Escola, que é feita pelo líder do Corpo de Alunos ao primeiro colocado da turma do segundo ano do curso. A condução do Estandarte é concedida ao primeiro colocado do terceiro ano, posição alcançada pelo discente que mais se destaca nas avaliações intelectuais, físicas e militares.

Concluinte do CPCAR, Fernando Cunha Ruffo recebeu o prêmio de primeiro colocado geral do curso da turma Lancevaque, com média global de 9,38. Para ele, a conquista teve um tempero especial: ele e sua família são naturais de Barbacena, cidade sede da EPCAR, que recebe alunos de todas as partes do Brasil. “Tenho muito orgulho de todas as escolas em que estudei aqui, agradeço todos os meus professores, meus amigos e meus pais, que me incentivaram muito; sinto que meu conhecimento não é nada perto do que a Força Aérea realmente é. Ainda tenho muito para conhecer dentro da FAB”, enfatiza o formando.

O próximo passo para a maioria dos alunos da turma Lancevaque será a AFA, em Pirassununga (SP), onde eles se prepararão para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV). Após a chegada, eles passam por uma adaptação de aproximadamente 40 dias e, tendo concluído o estágio com sucesso, são declarados Cadetes da Aeronáutica. O curso, com duração de quatro anos, é de nível superior em Administração Pública e Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar.

Em mensagem à turma, o Diretor de Ensino da Aeronáutica destacou a importância da conclusão do CPCAR para os futuros oficiais da Força Aérea. “A AFA está, agora, mais perto do que há três anos; em seus semblantes, vejo a certeza da vitória, e quando as dificuldades cruzarem seus caminhos, lembrem dos valores fundamentais da EPCAR: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar”, disse o Major-Brigadeiro Mesquita.

EPCAR

A missão da Escola é preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA) por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Além das disciplinas do currículo do ensino médio, o CPCAR prepara os alunos no campo militar com o mais elevado comprometimento aos preceitos definidos pelo Comando da Aeronáutica. A EPCAR já formou mais de 12 mil alunos, atuando desde 1949.

(CECOMSAER/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>