Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Em cerimônia de cumprimentos a Oficiais Generais, Presidente Bolsonaro condecora militar da Marinha e Ministros do STM

A primeira cerimônia de cumprimentos de Oficiais Generais deste ano no Palácio do Planalto, realizada na sexta-feira (5), incluiu mais dois atos solenes. Além dos 65 promovidos das três Forças Armadas, que receberam os cumprimentos do Presidente da República, Jair Bolsonaro, foram condecorados também por ele a Capitão de Corveta Marcia Andrade Braga, da Marinha do Brasil, com a medalha da Vitória, e os Ministros do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Carlos Augusto de Sousa e Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joselini Parente Camelo, com a medalha de 50 anos de Serviço.

esta imagem não possui descrição

O evento contou com as presenças do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, do Ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, dos Comandantes, da Marinha, Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa; do Exército, General-de-Exército Leal Pujol; e, da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Bermudez, e de autoridades do Ministério da Defesa, das Forças e convidados.

Em suas palavras, o Presidente Bolsonaro disse ser uma honra estar à frente da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, “instituições que tem o compromisso com o povo, com a democracia e com a liberdade’. Destacou recentes pesquisas que colocam as Forças Armadas em primeiro lugar na credibilidade da população.

esta imagem não possui descrição

Se dirigindo aos promovidos, lembrou do comprometimento, da lealdade, do patriotismo, do servir à Pátria, que caracterizam a profissão militar. Cumprimentou e parabenizou os condecorados durante a imposição das medalhas.

Participação do Brasil em Missões da ONU

Durante a cerimônia, o Ministro Fernando Azevedo discursou, e tomando como contexto a medalha concedida à militar da Marinha, premiada pela ONU como Defensora Militar do Gênero, lembrou que o Brasil é membro fundador da Organização das Nações Unidas e que cerca de 46 mil civis e militares brasileiros utilizaram o capacete azul em 41 das 71 operações realizadas pela organização.

No texto, destacou que “atualmente, exercemos a liderança do componente militar da missão de paz na República Democrática do Congo. Temos tropas navais no Líbano, em missão inédita de uma Força-Tarefa Marítima colaborando para garantir a paz no Oriente Médio. Participamos ainda de nove das catorze missões conduzidas pelo Departamento de Operações de Paz, seja com tropa, seja com dezenas de observadores militares e oficiais de estado-maior que estão 24 horas por dia a serviço da paz; somos cerca de 300 capacetes azuis”.

esta imagem não possui descrição

Em especial, se referiu à Capitão de Corveta Marcia, como “reconhecimento internacional de uma importante conquista no caminho da valorização da competência militar feminina”. Ressaltou que a oficial “foi escolhida em um universo de centenas de outros militares, policiais e civis devido à qualidade e à eficiência do seu trabalho como Conselheira Militar de Gênero”. E, ao final, agradeceu, afirmando que “a presença feminina nas Forças Armadas nos torna melhores”.

Condecorações

O Presidente Jair Bolsonaro realizou a entrega das medalhas aos condecorados. “É uma grande honra receber uma medalha, principalmente, do Presidente da República. A missão na ONU tem uma simbologia muito grande, principalmente pela nossa presença em países que passam por situações de conflito”, declarou a Capitão de Corveta Marcia Braga.

esta imagem não possui descrição

Destaque da ONU em 2018, como Conselheira Militar de Gênero, ela explicou que seu trabalho, usando a perspectiva de gênero, tem a preocupação de entender como o conflito afeta homens e mulheres, com objetivo de proteção de civis. Informação, segundo ela, importante para a maior efetividade das operações militares sob égide da ONU.

Por major Sylvia Martins

Fotos: Keven Cobalchini e SECOM/PR

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *