Em Macapá, Ministro confere atuação dos militares no combate à COVID-19 e visita hospital

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, desembarcou na manhã de sexta-feira (24) em Macapá, Amapá. Acompanhado do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, do Governador do Amapá, Waldez Góes, e do Comandante do Comando Conjunto Norte, General de Exército Paulo Sérgio, o Ministro foi recebido na 22ª Brigada De Infantaria de Selva.

O Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, General Adilson Giovani Quint, apresentou as ações desenvolvidas pelos militares no combate ao novo coronavírus, principalmente em apoio a populações afastadas.

“Realizamos 213 higienizações de espaços públicos, 165 ações de conscientização da população, 402 ações de controle na área de fronteira, entre outras”, enumerou.

A comitiva visitou ainda o Hospital Universitário do Estado. Com o apoio das Forças Armadas, a unidade hospitalar se transformou num centro de tratamento de pacientes da COVID-19. Em Junho, o Ministério da Defesa atendeu ao chamado do Estado e enviou médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, bem como transportou equipamentos e medicamentos para atender à população de Macapá.

“Estamos aqui nesse novo, moderno e bem vindo hospital universitário. O senador Alcolumbre e o governador Waldez Góes acionaram as Forças Armadas, de modo que pudemos auxiliar em profissionais que vieram como voluntários”, disse Fernando Azevedo. Ele informou ainda que estão em tratativas para construção do pronto socorro de emergência do Hospital Universitário, em uma parceria entre o Estado e o Exército. Terrenos afetos à Força Terrestre serão utilizados para esse fim.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reiterou que a construção dessa unidade é uma resposta esperada há anos pelos amapaenses. “Nos últimos meses conseguimos afunilar as tratativas para doação do território do exército para o hospital. Agradeço ao ministro e aos oficiais que tornaram isso possível”, disse.

“No pico do coronavírus, foi o Ministro da Defesa, em nome das Forças Armadas, que autorizou a desmobilização de profissionais do Exército para virem ao Amapá apoiar nossos profissionais locais”, elogiou o senador Davi Alcolumbre.

“Ressalto a importância das Forças Armadas e a parceria com o estado, com destaque para o combate à COVID 19 e no controle ambiental e monitoramento das atividades ilegais e na questão indígena”, destacou o governador Waldez Góes.

Inaugurada em 2013, a 22ª Brigada é responsável pela Defesa e Proteção da Amazônia Oriental. Essa foi a primeira vez que o ministro Fernando Azevedo visitou a organização militar. Como tradição, o ministro realizou o plantio de muda de bacabeira, árvore típica da região.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Alexandre Manfrim

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>