Empresa realiza voo de primeiro dirigível tripulado construído na América Latina

O Brasil entrou em um seleto grupo de cinco países que possuem o ciclo completo da tecnologia de produção de um dirigível. O voo inaugural do modelo experimental da empresa Airship do Brasil foi realizado na segunda-feira (24), em São Carlos (SP).

voo 1

O dirigível projetado com 49 metros de comprimento e 17 metros de altura, tem capacidade de carga em torno de uma tonelada e espaço para um piloto e até cinco outros ocupantes. Possui um motor de potência 300 HP, atingindo velocidades de até 85 km/h.

voo 2

De acordo com a empresa, o modelo final terá diversas aplicações, entre elas vigilância e monitoramento para segurança, proteção do meio ambiente, prevenção de queimadas, controle de fronteiras, voos de reconhecimento e busca e salvamento e o transporte de pequenas cargas ou passageiros para áreas de difícil acesso e sem infraestrutura aeroportuária.

“Nós temos um acordo com as Forças Armadas que prevê o monitoramento da Calha Norte, na região amazônica”, conta Paulo Caleffi, presidente da Airship, “Mas esta parceria também prevê o treinamento de pilotos e a disponibilização do dirigível para eventuais missões, como já ocorreu durante o período das Olimpíadas, junto à Força Aérea Brasileira”, completa.

A empresa Airship possui objetivos ainda maiores, projetando um dirigível cargueiro a ser concluído em 2019 com capacidade de carga para até 30 toneladas, 330 m3, 125km/h e autonomia customizada.

Fotos: Agência Força Aérea

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>