Empresário Paulo Zottolo fala sobre competitividade e gestão em palestra na ESG

Empresário Paulo Zottolo fala sobre competitividade e gestão em palestra na ESG

Na última quarta-feira (03/10), o empresário Paulo Zottolo palestrou no Auditório da Escola Superior de Guerra sobre o tema “Competitividade e gestão na Era da 4ª Revolução Industrial”. Paulo foi recebido pelo Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, e na platéia estavam presentes o esportista Lars Grael e autoridades militares convidadas.

Durante sua explanação, Zottolo chamou a atenção para a nova realidade resultante da 4ª Revolução Industrial, que trouxe uma grande evolução na tecnologia de sensoriamento, interconectividade e mistura das esferas físicas, digitais e biológicas. “É uma revolução que vem com velocidade, amplitude e impacto e causa ruptura em quase toda a indústria. As companhias se vêem obrigadas a mudar a maneira como criam seus produtos e fazem negócios”.

Como exemplo, Zottolo citou antigos modelos de negócio que se viram sufocados por empresas inovadoras, que focam em produtos e serviços adaptados à preferência e à personalidade do consumidor, como Blockbuster x Netflix e varejo tradicional x Amazon. Essas mudanças têm acontecido principalmente nos campos da inteligência artificial, robótica, internet das coisas, veículos autônomos, impressão em 3D, armazenamento de energia, computação quântica e nano e biotecnologia.

O empresário chamou a atenção da audiência para uma consequência latente desse desenvolvimento tecnológico: o impacto no mercado de trabalho. “É necessário estar sempre inovando. Mudanças de área de emprego exigem qualificação da população. O que fazer com o pessoal que fica desempregado?”, propôs o questionamento aos presentes.

(ESG ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *