Encenação Histórica marca as Comemorações da Arma de Artilharia em Curitiba

Encenação Histórica marca as Comemorações da Arma de Artilharia em Curitiba

Curitiba (PR) – No dia 10 de junho, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) comemorou o Dia da Artilharia na Guarnição de Curitiba, em solenidade militar realizada no 5º Grupo de Artilharia Campanha Autopropulsado (5º GAC AP).

ARTILHARIA 1

O evento foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares, dentre as quais o General de Divisão Luís Carlos Minussi; o Comandante 5ª RM, General de Brigada Carlos Alberto Mansur; o Comandante AD/5, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; e o Juiz Auditor da 5ª CJM, Dr Arizona D’Ávila Saporiti Araújo Júnior.

Durante a solenidade, o patrono da Arma, Marechal Mallet, foi homenageado com uma encenação histórica que apresentou as tradições herdadas dos artilheiros do passado, e a mensagem alusiva destacou seu legado de líder militar.

A tropa foi formada por integrantes do 5º GAC AP, do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP), da Bateria Comando da AD/5 (Bia C AD/5) e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsado (11ª Bia AAAe AP). Abriu o desfile um grupamento composto por artilheiros da ativa e da reserva convidados para a cerimônia.

ARTILHARIA 2

Na sequência, o desfile motorizado foi composto por viaturas blindadas Obuseiro 105 M 108, do 5º GAC AP; Obuseiro 155 M 109, do 15º GAC AP; e o destaque foi a moderna viatura blindada GEPARD, da 11ª Bia AAAe AP; além do obuseiro L 118 Light Gun, do 26º GAC, e da Viatura Posto Meteorológico, da Bia C AD/5. Ao término da cerimônia, a demonstração de Entrada em Posição da Bateria Autopropulsada.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *