Encerramento da Operação Ibagé no Comando Militar do Sul

Encerramento da Operação Ibagé no Comando Militar do Sul

Porto Alegre – De 23 a 29 de novembro, o Comando Militar do Sul realizou a Operação Ibagé, destinada ao adestramento conjunto dos comandos e estados-maiores de suas Divisões, Brigadas, Artilharias Divisionárias e Grupamentos Logísticos e de Engenharia. Foi um exercício de combate convencional, em um quadro de operações defensivas, que teve lugar em Porto Alegre, onde a Direção do Exercício (DirEx) ficou sediada, e, em Santa Maria e Rosário do Sul, onde os Grandes Comandos e Grandes Unidades estabeleceram seus postos de comando (PC).

IBAGE 1

A Operação Ibagé teve como objetivo testar a eficiência dos estados-maiores dos comandos executantes em um quadro de operações continuadas de alta intensidade, com funcionamento dos PC durante 24 horas por dia. Nesse contexto, buscou-se ainda verificar a capacidade de os comandos executantes manterem um nível adequado de consciência situacional. Foram exercitadas, entre outras, as áreas funcionais de pessoal, manobra, inteligência, logística, mobilidade e contra-mobilidade, comunicação social, assuntos civis e fogos.

IBAGE 2

A ligação entre a DirEx e os escalões executantes deu-se prioritariamente por e-mail, tendo a conexão via internet sido estendida a todos os PC, inclusive àqueles localizados nos campos de instrução. Durante os três dias do “jogo de guerra”, tramitaram aproximadamente 55.000 mensagens de e-mail.

Fotos: CMS

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *