Encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

As solenidades de diplomação e encerramento do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) aconteceram, respectivamente, nos dias 3 e 4 de dezembro deste ano.

ESG 3

A cerimônia de diplomação foi presidida pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado pelo Subcomandante, General de Divisão Eduardo Diniz, e pelo Diretor do Curso e Assistente da Aeronáutica na Escola, Brigadeiro Intendente Marcos Antônio Diniz Chagas, que efetuaram a entrega dos diplomas e certificados de conclusão do curso aos integrantes do CAEPE. Na sequência, o Coronel Infante, do Líbano, Albert Zaki Hyar, proferiu o agradecimento em nome de todos os Estagiários das Nações Amigas (ENA) e, junto ao Comandante da ESG, descerrou a placa ofertada pelo grupo à ESG. A alocução sobre o Patrono da Turma, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ficou a cargo do Contra-Almirante Fuzileiro Naval Luiz Artur Rodrigues Nunes. Ao término, a estagiária e Promotora de Justiça Anabelle Macedo Silva discursou e descobriu a placa da árvore plantada pelos estagiários do CAEPE – 2015, no jardim em frente à recepção do auditório principal da Escola.

ESG 6

O canto do Hino Nacional Brasileiro iniciou a solenidade de encerramento, que contou com as presenças do Ministro de Estado da Defesa José Aldo Rebelo Figueiredo, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e demais autoridades.

ESG 1

À mesa de honra, o Ministro Aldo Rebelo, o Brigadeiro Rodrigues Filho e o Brigadeiro Chagas prestigiaram as palavras do orador, Coronel Infante Gilberto da Silva Breviliere. Padrinhos e madrinhas entregaram os distintivos do Curso aos seus afilhados, e, logo em seguida, o representante da turma, Almirante Rodrigues, e o Comandante da ESG inauguraram a Placa da Turma Destinos do Brasil – CAPE -2015.

ESG 7

Ao dirigir-se aos formandos, o Brigadeiro Rodrigues Filho falou do sentimento de dever cumprido ao entregar à nação brasileira mais uma turma de formandos do CAEPE. Destacou a enriquecedora participação dos estagiários das Nações Amigas – Alemanha, Equador, Líbano, Peru e Venezuela – e incentivou a todos a observância aos ensinamentos adquiridos na Casa. O Brigadeiro ainda parabenizou a escolha do patrono e desejou aos concludentes que continuem seus estudos, contribuindo, assim, para a construção de um país próspero e soberano.

ESG 10

O Ministro de Estado da Defesa Aldo Rebelo cumprimentou os estagiários pela formatura em Instituto de Ensino de reconhecida excelência no cenário nacional, ressaltando o desafio assumido pela Escola Superior de Guerra de preparar militares e civis de alto nível da administração pública na área da Defesa.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *