Encontro reúne comunidade náutica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre

O 1º Encontro de Clubes e Entidades Náuticas do Rio Grande do Sul reuniu mais de 320 pessoas no Iate Clube Guaíba, em Porto Alegre, nos dias 29 e 30 de setembro. O evento, que fez parte das comemorações do Dia Marítimo Mundial, teve como objetivo reunir a comunidade náutica rio-grandense, divulgar a Marinha do Brasil, incrementar a mentalidade marítima e formar disseminadores da segurança da navegação, esteve recheado de atrações.

Além de palestras, foi realizada uma feira onde empresas do setor náutico, bem como apoiadores, patrocinadores e instituições públicas estiveram expondo seus produtos e serviços. O evento foi realizado pela Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre, com o apoio da Marinha do Brasil (MB) e organização do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) e Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA). Além da comunidade náutica, estiveram presentes no evento também autoridades civis e militares e membros da Sociedade Amigos da Marinha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A programação do Encontro teve início às 9h de sábado (29), quando foi aplicado, pela Capitania Fluvial de Porto Alegre, o exame para a categoria de arrais-amador. Ainda no sábado, as 13h, foi realizada a abertura oficial do Encontro pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira, com a presença de autoridades. Em seguida, o Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior, ministrou a palestra intitulada “Segurança da Navegação”, quando prestou informações referentes as Normas da Autoridade Marítima; em seguida o Capitão de Fragata (RM1) Walter Shinzato, abordou o tema “SAR e Metereologia”. Na ocasião, ele relatou o caso do veleiro Argentino Tunante II, que naufragou em agosto de 2014 após enfrentar uma forte tempestade no mar e como foram realizadas as buscas aos tripulantes; após, o Presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Porto Alegre realizou uma explanação sobre a entidade; e, por fim, o ciclo de palestras do primeiro dia se encerrou com o Prof. Dr. Lauro Barcellos, Diretor do Complexo de Museus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) e do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), situados em Rio Grande-RS. Durante a palestra, ele abordou o tema o “Rio Grande Marítimo”.

No domingo (30), o ciclo de palestras teve início pela manhã. A primeira foi realizada pelo médico cardiologista, Wagner Michael Pereira, que falou sobre “Primeiros Socorros em Embarcações”; logo após a analista ambiental do IBAMA, Marlova Intini, ministrou a palestra “Planos de Emergência – Preparação para desastres ambientais”. O Comodoro de Vela da Marinha do Brasil, Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa falou sobre o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), e mostrou os resultados alcançados desde que as Forças Armadas passaram a apoiar os atletas; em seguida a Engenheira Ambiental, Raíza Schuster, ministrou a palestra “Gestão das Águas do RS; e, encerrando o ciclo de palestras, o navegador Aleixo Belov mostrou uma série de vídeos e narrou parte de suas experiências após dar cinco voltas ao mundo a bordo de veleiros.

O público que participou das palestras pode ainda apreciar uma boa música ao final de cada dia. No sábado houve um bate-papo musical com o cantor Rodrigo Munari, e no domingo, o músico Renato Borghetti e as crianças do projeto “Fábrica de Gaiteros” deram um show interpretando canções tradicionais do RS em acordeões.

Feira Náutica
Na parte externa do clube, o público conferiu uma Feira com diversas opções de produtos e serviços.

Entre os expositores, a Comissão Interministerial para Recursos do Mar da MB, realizou uma mostra do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e do conceito da “Amazônia Azul”. Junto ao Proantar, a Estação de Apoio Antártico da Universidade Federal do Rio Grande expôs parte do acervo que é anualmente enviado para expedições antárticas realizadas pelo Programa.

Em outro espaço, o Museu da Vitória reuniu uniformes, artefatos e dezenas de itens utilizados durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial. No local, também ficou exposto o uniforme de Imperial Marinheiro, utilizado pelos militares da MB no período do Império. A Cruz Vermelha Brasileira também foi um dos expositores e realizou oficinas ensinando, ao público local, como prestar os primeiros socorros.

O evento contou ainda com food trucks e com os brinquedos infláveis e jogos do SESC, que fizeram a alegria das crianças presentes.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>