Entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico será realizada nesta quinta-feira (23/10)

Entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico será realizada nesta quinta-feira (23/10)

A maior comenda da FAB será entregue aos homenageados em todo o país

Como parte das comemorações do mês da Asa, que culmina com o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, o Comando da Aeronáutica realiza nesta quinta-feira, 23 de outubro, em todo país, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). No Distrito Federal a solenidade acontecerá, às 10h, na Base Aérea de Brasília.

Entrega da Ordem

A “Ordem do Mérito Aeronáutico” é a maior comenda concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao país ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com um avião mais pesado do que o ar, o 14 Bis. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906. Nessa data, Santos Dumont decolou com seu 14 Bis e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica marcante.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *