ESA e Correios lançam selo em homenagem a “João do Pulo”

ESA e Correios lançam selo em homenagem a “João do Pulo”

Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) e os Correios realizaram uma justa homenagem ao atleta e Sargento “João do Pulo”, no dia 3 de novembro, no Salão de Honra da Escola, com o lançamento de um selo postal, materializando uma justa referência aos grandes feitos do atleta.

esa-3

O selo traz, ao centro, a figura estilizada do atleta em movimento, finalizando um salto triplo com os braços levantados, como era característico do João do Pulo. A face sorridente do atleta emoldura e enaltece o salto com o qual ele conquistou duas medalhas olímpicas de bronze. Ao alto a inscrição: “Homenagem a João do Pulo”, como era carinhosamente chamado pelos brasileiros. A utilização das cores “verde” no fundo e “amarela” nas legendas remete à ideia de brasilidade. Na borda inferior direita, um grafismo exibe as etapas de um salto triplo.

esa-1

Prestigiaram o evento e realizaram a obliteração do selo, as seguintes autoridades: General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo Aluno e antigo Comandante da ESA e antigo integrante do Alto Comando do Exército; General de Divisão Otávio Santana doRêgo Barros, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército; General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli, Comandante da ESA; Sr Juarez Pinheiro, Diretor dos Correios de Minas Gerais; e Capitão Delíbio Ferreira Pereira, militar da reserva da mesma Turma de Formação do João do Pulo. Além disso, também estiveram presentes outras autoridades civis e militares; integrantes dos Correios das cidades de Belo Horizonte, Varginha e Três Corações; e integrantes da Escola.

Um breve histórico do grande atleta

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, nasceu em 28 de maio de 1954, na cidade de Pindamonhangaba (SP). No ano de 1972, incorporou-se às fileiras do Exército no 2º Batalhão de Guardas, em São Paulo (SP), tendo sido promovido a cabo no ano de 1973.

Foi aluno do Curso de Formação de Sargentos da ESA no ano de 1977, sendo graduado ao posto de 3º Sargento de Carreira do Exército, conforme Aditamento ao Boletim Interno nº 234, de 16 de dezembro de 1977, e, em 1981, realizou o curso especial S-27 (Monitor de Educação Física) na Escola de Educação Física do Exército.

A turma do Curso de Formação de Sargentos da ESA de 1999 realizou uma justa homenagem póstuma a João do Pulo, colocando o nome da turma como: “Sargento João Carlos de Oliveira”.

Nos Jogos Pan-Americanos do México, em 1975, João Carlos de Oliveira, um jovem e desconhecido brasileiro, mudava de nome e se tornava “João do Pulo”, um dos maiores atletas do Brasil e do mundo, estabelecendo um novo recorde mundial do salto triplo, atingindo 17,89 m. A partir desse feito, conquistou várias medalhas e recordes mundiais.

Em 31 de março de 1982, o Presidente da República admitiu João do Pulo no Quadro Suplementar da Ordem do Rio Branco, no Grau de Oficial, e, no dia 4 de dezembro daquele mesmo ano, no Corpo de Graduados da Ordem do Mérito Militar, no Grau de Cavaleiro.

Em 2015, João do Pulo foi considerado o brasileiro com mais títulos na história dos Jogos Pan-Americanos.

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, faleceu em São Paulo, em 29 de maio de 1999, um dia após completar 45 anos.

O brilhante atleta tem seus feitos perpetuados por meio da filatelia: em 1975, com a emissão em homenagem à conquista da medalha de ouro no salto triplo nos Jogos Pan-Americanos do México, e agora, em 2016, com esse selo especial.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *