Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais comemora Centenário

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 5 de abril, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) comemorou seu 100º Aniversário. O estabelecimento de ensino foi criado pelo Decreto Federal número 13.451, de janeiro de 1919, e teve sua primeira instalação em 8 de abril de 1920. A Escola, também conhecida como “A Casa do Capitão”, marcou seu primeiro século de existência com a realização de várias atividades.

As comemorações iniciaram com a inauguração da Placa dos 100 anos da EsAO. O Ex-Ministro do Exército, General de Exército R1 Gleuber Vieira, e o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, realizaram o descerramento da Placa Comemorativa do Centenário da EsAO. A placa faz alusão ao Decreto de criação do estabelecimento de ensino e relembra onde foram as instalações da Escola ao longo de sua história.

 

Na oportunidade, a EsAO foi agraciada, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com o selo personalizado nomeado “Selo Giro do Horizonte”, deixando registrado na filatelia brasileira o reconhecimento da excelência dos serviços prestados pela Casa do Capitão. O Presidente dos Correios, General de Exército R1Juarez Aparecido de Paula Cunha, conduziu a cerimônia de obliteração do selo.

Durante a comemoração, foi inaugurado o quadro “Giro do Horizonte Dois”. Essa pintura é a segunda versão da arte “Giro do Horizonte”, feita em 2009. A primeira versão retrata uma instrução de topografia para capitães-alunos utilizando fardamento e equipamentos de 1920, enquanto a segunda, retrata a mesma instrução, porém com os oficiais-alunos da atualidade. As duas pinturas são de autoria do Coronel R1 Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia. Os dois quadros mostram a evolução e a modernização do Exército e da Escola.

Em seguida, foi realizada uma formatura no Pátio General Marcello, em que os antigos comandantes da Escola foram homenageados. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do DECEx e contou a presença de diversos militares, além de autoridades civis e personalidades do Brasil e de nações amigas.

Após a formatura, o Embaixador da França, Michel Miraillet, presenteou a EsAO com artefatos históricos, dentre eles uma comenda e artigos militares franceses utilizados na década de 1920, simbolizando a atuação da Missão Militar Francesa na EsAO.

Fotos: Cb W. Nascimento

(CCOMSEX/FM)

 

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>