Escola de Especialistas de Aeronáutica forma 271 novos Sargentos

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou, nesta sexta-feira (19), em Guaratinguetá (SP), a formatura da Turma Netuno, composta por 271 novos Sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia da 250ª Turma do Curso de Formação de Sargentos (CFS) foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, acompanhado do Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Estiveram presentes, ainda, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Operações Aeroespaciais,Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; além de outras autoridades civis e militares.

“A Força Aérea, a partir de hoje, acolhe 271 novos Sargentos que estarão no exercício de suas atividades, nas mais diversas tarefas que desempenharão. Nós desejamos muitas realizações, muitas felicidades e que tenham muitas alegrias na carreira que hoje iniciam. Parabéns a todos os formandos da Turma Netuno!”, declarou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Reconhecimento

Durante a solenidade, ocorreu a entrega do Prêmio Logístico ao Terceiro-Sargento Alessandro Nunes Rosa Júnior. O militar recebeu a homenagem das mãos do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, por ter obtido a maior média dentre as especialidades afins da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).”É uma honra receber este prêmio. Agradeço à Força Aérea Brasileira pelo conhecimento a mim transmitido, por meio do qual espero retribuir com muito trabalho e dedicação”, disse o homenageado.

A primeira colocada do CFS, Sargento Ana Carolina de Souza Nogueira, recebeu os prêmios Honra ao Mérito, do Ministério da Defesa, entregue pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica; o prêmio Força Aérea Brasileira, que foi entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad; e a Medalha Eduardo Gomes de Aplicação e Estudo, imposta à homenageada pelo Comandante da Aeronáutica. “A caminhada não foi fácil. Mas hoje, com o apoio de Deus, da família e do Comando da Escola, chegamos até aqui, na nossa tão sonhada formatura”, destaca a Graduada.

Na sequência, os novos Sargentos da FAB colocaram as divisas de Terceiro-Sargento, prestaram o juramento à bandeira e cantaram a Canção de Despedida.

Novos desafios

“Disciplina, amor e coragem: o código de honra do aluno especialista. Sintetiza os valores conspirados na trajetória para que hoje vocês pudessem ostentar as insígnias de Terceiro-Sargento da Aeronáutica. Levem essas três palavras na mente e no coração de modo que, onde quer que estejam, quaisquer que sejam os desafios, os senhores prossigam com firmeza de atitudes e dedicação.” ressaltou o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Mrad, em seu discurso.

Além dos protocolos seguidos pelos militares presentes na cerimônia, devido à pandemia da COVID-19, outra medida de prevenção foi adotada: a cerimônia foi transmitida ao vivo, por meio de um aplicativo de videoconferência, para os familiares dos formandos.

Os formandos atuarão em diversas Organizações Militares espalhadas por todo o país. “Eu tenho certeza que a Força Aérea os acolhe de braços abertos. Eu desejo que todos os sonhos profissionais e pessoais que sempre tiveram se realizem e que todo o esforço, tudo o que aprenderam, todo o conhecimento que aqui adquiriram, possam ser extremamente útil para a vida profissional e para o engrandecimento da FAB”, concluiu o Comandante da EEAR.

EEAR
A criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é datada de 1941. Localizada em Guaratinguetá (SP), até hoje preserva-se, historicamente, parte das instalações da antiga Escola Prática de Agricultura e Pecuária, identificada por um painel de azulejos, aposto na parte frontal e superior do Pavilhão Prefeito André Broca Filho, sede atual da Divisão de Ensino da EEAR, em frente ao Prédio do Comando.

A EEAR ocupa um espaço de, aproximadamente, 10 milhões de metros quadrados, com uma área construída superior a 119 mil metros quadrados, contendo 93 prédios administrativos e 416 residências, distribuídas em três vilas militares: Vila dos Oficiais, Vila dos Suboficiais e Sargentos e Vila de Cabos e Taifeiros.

Confira o vídeo da cerimônia.

Acesse o álbum de fotos da cerimônia no Flickr da FAB.

Fotos: Soldado Wilhan Campos / CECOMSAER; Soldado Charleaux / EEAR

Vídeo: Soldado Chagas / CECOMSAER

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>