Escola de Sargentos das Armas forma 573 alunos

Uma das instituições responsáveis por movimentar a economia de Três Corações, município com cerca de 72 mil habitantes localizado ao Sul de Minas, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) entregou ao Exército mais uma turma de sargentos combatentes, com 573 novos integrantes.

A solenidade de diplomação ocorreu no Pátio de Formatura Sargento Max Wolf Filho na manhã da sexta-feira (29), em Três Corações (MG). Situada no centro da cidade onde nasceu o maior jogador da história de futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, a instituição possui cerca de 600 alunos.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi recebido na solenidade com honras militares executadas com tiros de salva. Essa foi a primeira vez que um chefe de Estado participou da cerimônia. Entre as autoridades presentes estavam o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o Governador do Estado Minas, Romeu Zema Neto, e o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol.

Destinada à formação de Sargentos de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, a ESA oferece ensino de cunho técnico-profissional e, a partir de 2018, iniciou nova turma de nível superior (tecnólogo). “O que vocês passaram para chegar até o dia de hoje foi uma prova de obstáculos que dificilmente encontrarão novamente pela frente”, disse, aos recém formados, o Presidente Bolsonaro.

Destaque da Turma “Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”, o 3º Sargento Renan Péricles Bezerra da Silva, primeiro colocado da Arma de Comunicações, foi condecorado, pelo Presidente Bolsonaro, com a Medalha Marechal Hermes (Aplicação e Estudo) e o Quepe Verde-Oliva. O militar recebeu o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa do titular da Pasta, Ministro Fernando Azevedo, e a Medalha Caxias – Distinção Militar – do Comandante do Exército, General Pujol.

Diplomação de mais uma turma de sargentos combatentesDiplomação de mais uma turma de sargentos combatentes

Instituída pelo Presidente da República, a Medalha Marechal Hermes tem a finalidade de premiar o mérito intelectual de oficiais e praças que se destacaram nas Escolas do Exército. A homenagem da Defesa é destinada aos primeiros colocados, na classificação geral, nas Escolas de Formação de Oficiais e de Sargentos das Forças Armadas. E a Medalha Caxias – Distinção Militar condecorou o Sargento Péricles como o mais distinto entre os primeiros colocados dos Cursos da ESA.

Pela primeira vez, um presidente da República prestigia a solenidade de formatura de Sargentos Combatentes, na ESAPela primeira vez, um presidente da República prestigia a solenidade de formatura de Sargentos Combatentes, na ESA

“A dedicação, o esforço no dia a dia, a superação dos limites e aprender com os erros foram os requisitos que levaram ao meu sucesso no Curso de Formação de Sargentos”, avaliou o Sargento Pericles.

ESASargento Renan Péricles foi o destaque da Turma “Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”Sargento Renan Péricles foi o destaque da Turma “Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”

A importância da função do Sargento para o Comando e para tropa foi ressaltada pelo Ministro Fernando Azevedo. “O Sargento é elo fundamental entre o Soldado e o Comandante”, esclareceu.

Para o Comandante da ESA, General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, o intenso período de atividades e dedicação preparou “muito bem” os novos Sargentos para função do cargo. “Estão prontos para liderar e conduzir as frações”, afirmou o Comandante da instituição.

Os Terceiros-Sargentos primeiros colocados em seus respectivos Cursos também foram condecorados com a Medalha Marechal Hermes e receberam o Quepe Verde-Oliva, que é uma espécie de chapéu de uso militar.

Após as homenagens aos destaques das respectivas Armas, padrinhos e madrinhas dos novos Sargentos entregaram os Quepes Verde-Oliva aos demais integrantes da Turma. Quando promovidos a Terceiros-sargentos, os formandos alcançam o direito de usar o Quepe Verde-Oliva, que no Exército é usado por Oficiais, Subtenentes e Sargentos.

ESAInstituição forma Sargentos de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e ComunicaçõesInstituição forma Sargentos de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações

Luiz Felipe Silva Lima conclui o Curso de Terceiro-Sargento longe de sua família, que mora em Niterói (RJ). Emocionado ao lado da mãe, Alcidia da Silva, ele ressaltou que os parentes foram “participativos e seu aporte emocional” em momentos difíceis durante a qualificação. Para o Sargento recém formado, a conquista da graduação foi um teste de superação. “A formação é extremamente dura, com a parte intelectual e física. Constantemente você tem que estar se superando a cada obstáculo”, afirmou.

Lane BarretoSargento Luiz Felipe Silva Lima comemora conquista ao lado da mãe, Alcidia da SilvaSargento Luiz Felipe Silva Lima comemora conquista ao lado da mãe, Alcidia da Silva

O evento de diplomação dos novos Sargentos contou ainda com a participação dos Ministros da Secretaria de Governo, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista, e do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro, entre outras autoridades militares e civis.

Por Lane Barreto

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>