A Escola Naval (EN) iniciou, no dia 10 de janeiro, o período de adaptação para os alunos que realizarão o Curso de Formação da instituição de ensino superior mais antiga do País.
O curso, com duração de três semanas, contará com 204 alunos do Colégio Naval, nove mulheres e 20 homens aprovados no Concurso Público de Admissão à Escola Naval, e três estrangeiros de Marinhas Amigas do Senegal e da Venezuela.

Esta fase tem como objetivo apresentar os primeiros ensinamentos da doutrina militar e da futura rotina do curso, por meio de atividades físico-militares e acadêmicas.
A adaptação 2016 contou com melhorias nas questões relacionadas à saúde, tais como a inserção de exames clínicos e laboratoriais, que permitirão aferir a evolução dos parâmetros bioquímicos e hematológicos dos candidatos entre o início e o final do período de adaptação.
O setor de fisioterapia da EN realizará avaliações funcionais, classificando os adaptandos de acordo com suas limitações e orientando, em parceria com o setor de educação física, para que os exercícios sejam realizados corretamente. Houve ainda a preocupação com a tabela nutricional e com o cardápio que será servido.
Além disso, pela primeira vez, Aspirantes do sexo feminino serão adaptadoras, colaborando diretamente na formação dos adaptandos. O continuado ingresso, na EN, de Aspirantes do sexo feminino demonstra o firme comprometimento da Força com a igualdade entre os gêneros, lembrando que o primeiro passo nesse sentido foi dado em 1981, com o ingresso das mulheres na Marinha do Brasil.
O período de adaptação está previsto para encerrar no dia 29 de janeiro, a partir de então, os novos Aspirantes do primeiro ano serão integrados ao Corpo de Aspirantes da EN.
(CCSM/ FM)