Escola Naval inicia o período de Adaptação 2018

A Escola Naval (EN) iniciou, no dia 14 de janeiro, o Período de Adaptação para os alunos que realizarão, em 2018, o primeiro ano do Curso de Graduação da Instituição de Ensino Superior mais antiga do País. Como vem sendo realizado em anos anteriores, o período de adaptação é a última etapa do processo de seleção para ingresso direto na Escola, constando no edital do Concurso Público de Admissão a Escola Naval (CPAEN).

Adaptandos oriundos do Colégio Naval

O período, com duração de três semanas, se iniciou com 183 alunos oriundos do Colégio Naval (CN) e dezesseis candidatos oriundos do CPAEN, sendo estes treze candidatos do sexo masculino e três candidatas do sexo feminino. Ainda compõem a turma, seis candidatos estrangeiros (dois de Cabo Verde, um da Namíbia, dois do Panamá e um do Senegal), oriundos de Marinhas amigas. Este período tem como objetivo apresentar os primeiros fundamentos da vida militar-naval e da rotina da Escola, bem como preparar os futuros Aspirantes para as atividades físicas e acadêmicas do ano letivo.

Os adaptandos passam por exames médicos e avaliações físicas, que permitirão aferir o condicionamento de cada um, bem como a evolução dos parâmetros bioquímicos e hematológicos dos candidatos entre o início e o final do período de Adaptação. O setor de Fisioterapia da EN realiza avaliações funcionais, de forma a classificar os adaptandos de acordo com suas limitações e orienta, em parceria com o setor de Educação Física, que os exercícios sejam realizados corretamente, para evitar lesões ou acidentes. Há também a preocupação com a tabela nutricional, e o cardápio é ajustado de acordo com o gasto calórico e demais necessidades apresentadas durante este período.

Em 02 de fevereiro, está previsto o encerramento deste Período de Adaptação, quando, a partir de então, os novos Aspirantes do primeiro ano serão integrados ao Corpo de Aspirantes da EN.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>