Escola Naval realiza Cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega de Espadim

Escola Naval realiza Cerimônia de Juramento à Bandeira e entrega de Espadim

No dia 7 de junho, os integrantes da Turma “Almirante Gastão Motta” realizaram o juramento à Bandeira Nacional, solenemente incorporando-se à Marinha do Brasil.

No dia de grande importância para a Escola Naval, 237 brasileiros, sendo pela primeira vez 12 Aspirantes do sexo feminino, prestaram juramento perante a invicta Bandeira Nacional, fato que marcou permanentemente as suas vidas e simbolizou o instante em que passaram a se dedicar inteiramente ao serviço da Pátria, com a promessa de defender a Nação Brasileira com o sacrifício da própria vida.

Juramento à Bandeira
Juramento à Bandeira

O espadim que receberam materializa aquele compromisso solene, sendo usado, com poucas modificações em tamanho e desenho, pelos Aspirantes da Escola Naval, desde a sua criação em 1782. O Espadim é, também, mais um elemento de consolidação do “Espírito desta nova Turma”, a Turma “Almirante Gastão Motta”.

Também receberam o espadim seis Aspirantes estrangeiros, sendo quatro libaneses, um nigeriano e um Aspirante senegalês.

Esta cerimônia marcou uma nova fase na vida desses jovens, formando um espírito único e coletivo, que sempre os acompanhará, ao qual damos o nome de Turma. Este poderoso vínculo foi vivificado pela presença de integrantes da Turma “Miguens”, os quais receberam seus espadins há exatos 50 anos.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *