Escola Preparatória de Cadetes do Exército no Roteiro Turístico de Campinas

Campinas (SP) – No dia 24 de junho, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) firmou, junto com a prefeitura municipal de Campinas, um novo roteiro turístico, do qual a Escola fará parte. A visita à EsPCEx, que já era aberta ao público e, agora, tem como parceira a Secretaria de Turismo de Campinas, para fomentar e difundir o roteiro turístico.

Escola 1

A visita será mediante cadastro prévio no site da prefeitura da cidade, a partir de 27 de junho. Com o intuito de apresentar ao público as instalações da Escola, será disponibilizado um aluno e de um tenente para acompanhar a visitação. É a primeira vez que ocorre este tipo de parceria com a EsPCEx.

No dia 3 de julho, haverá a primeira visita. Além da EsPCEx, os interessados conhecerão outros pontos de Campinas no itinerário.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército

No início da década de 1940, teve início a construção do atual prédio da EsPCEx, situado na área da centenária Fazenda Chapadão, em Campinas. O projeto em estilo colonial espanhol, de autoria do Engenheiro-Arquiteto Hernani do Val Penteado, é uma grande atração.

A EsPCEx tem a missão de preparar candidatos ao ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural de Campinas (CONDEPACC) em 2010.

Neste ano, a Escola completa 76 anos de existência, tendo formado, desde sua abertura, mais de 20 mil alunos. Esses militares são os que hoje defendem nossa Pátria, nossas fronteiras e representam nosso País em diversas missões estrangeiras. Por isso, a importância da EsPCEx e de Campinas para o Exército e para o Brasil.

Escola 2

O objetivo da Escola é preparar o “aluno” (nomenclatura que se dá enquanto está na EsPCEx) para continuar sua formação de nível superior na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), já como “cadete”, na cidade de Resende, Rio de Janeiro. Após quatro anos de curso, os Cadetes concluem o Bacharelado em Ciências Militares (cinco anos no total). A EsPCEx, hoje, é a única forma de ingresso na Academia.

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>