Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebe suas Primeiras Alunas

Escola Preparatória de Cadetes do Exército recebe suas Primeiras Alunas

Quarenta jovens mulheres, entre 16 e 22 anos, dão o primeiro passo para a Carreira de Oficial da Linha Militar Bélica

Passo a passo, 440 jovens que aspiram à carreira de oficial do Exército Brasileiro, entrarão pelos portões históricos da Escola Preparatória de Cadetes Exército (EsPCEx), no dia 18 de fevereiro. A tradicional cerimônia ocorre há 76 anos, mas pela primeira vez, 40 mulheres participarão do evento. O fato marcará mais uma conquista das mulheres nas Forças Armadas e no Exército.

2ALUNOS 1

O Comandante do Exército, o General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas presidirá a cerimônia e dará as boas-vindas para essa turma histórica. Prestigiarão também a formatura, os generais do Alto comando do Exército de ontem e de hoje, antigos comandantes da Escola, oficiais generais da ativa e da reserva, familiares e amigos dos candidatos e a sociedade campineira. A cerimônia é aberta ao público.

Os eventos ocorrerão em cinco momentos especiais e marcantes. Num primeiro momento, a Escola receberá o Comandante do Exército com as honras devidas ao Comandante da Força, logo depois, haverá a entrada solene da turma que completa 50 anos que entraram na EsPCEx, depois, será a vez da turma de 2017 entrar pelos portões da Escola, em seguida, haverá a Cerimônia de Entrega da Boina e, logo após, ocorrerá a Aula Inaugural, ministrada pelo Comandante da EsPCEx.

Entrada Pelo Portão d’as Armas

A Solenidade de Entrada pelos Portões da Escola será a primeira atividade do dia. Tradicionalmente, o aluno mais novo é o responsável por abrir os portões da EsPCEx juntamente com o Comandante e Diretor de Ensino da Escola. Após a abertura dos portões, os candidatos, um a um, adentram encolunados pelo portão da EsPCEx em direção ao Corpo da Guarda (túnel de acesso ao prédio principal).

ALUNOS 1

Este ano é muito simbólico também para Turma Marechal Mariano da Silva Rondon, que comemora a passagem pelos mesmos portões há 50 anos. Dentre os alunos desta turma está o General Villas Bôas, que é o Comandante do Exército. A turma, além de comemorar o aniversário pela passagem dos portões, dará as boas-vindas aos novos alunos da Escola.

Entrega da Boina

A Formatura de Entrega da Boina será presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Villas Bôas. Após a entrada pelos portões, a turma entrará em forma no pátio da EsPCEx (Praça Cidade de Campinas) para a Formatura da Entrega da Boina azul ferrete. A entrega da boina é o momento no qual o, até então, candidato, passa a ser Aluno da EsPCEx.

2ALUNOS 4

O evento marca o fim de um processo seletivo difícil pelo qual passaram e o início da formação do Aluno. Durante a cerimônia, o aluno recebe a boina das mãos dos padrinhos e madrinhas.

O concurso

Estes jovens participaram do maior e mais concorrido concurso da história da EsPCEx. Foram 29.771 inscritos para Exame Intelectual no ano passado. A relação foi de 55 candidatos para uma das 400 vagas, para homens, e 193, para uma das 40 vagas destinadas às mulheres. Desde o dia 24 de janeiro, iniciaram as demais etapas do processo seletivo (entrega de documentos e exames, inspeção de saúde e exame de aptidão física), na sequência, a matrícula e o início do período de adaptação. Foram várias as etapas e fases eliminatórias para chegar nesse representativo e marcante dia.

Programação 

Atividades: Entrada dos Alunos e Entrega da Boina

Data: 18 de fevereiro

Horário:  8h30 – Recepção ao Comandante do Exército

                 9h10 – Entrada Pelo Portão d’as Armas da EsPCEx ( Pç Colégio Naval)

                 10h00 – Entrega da Boina Azul Ferrete (Pç Cidade de Campinas)

                  11h – Aula Inaugural

(EsPCEx ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *