Escola Superior de Guerra fecha acordo com a Secretaria de Educação do DF para início do PROFESP no campus Brasília

Escola Superior de Guerra fecha acordo com a Secretaria de Educação do DF para início do PROFESP no campus Brasília

O Programa Forças no Esporte (PROFESP), desenvolvido pelo Ministério da Defesa, terá atividades desenvolvidas nas instalações da Escola Superior de Guerra (ESG), em Brasília. O projeto, em caráter experimental, foi viabilizado por meio de assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O acordo foi assinado, na terça-feira (06), pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e a Subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Vera Lúcia Ribeiro de Barros.

O PROFESP é um programa nacional que atende jovens de 6 a 18 anos matriculados na Rede Pública. O acordo permitirá atender 160 crianças, de 6 a 12 anos, da Escola Classe Alto Interlagos, localizada no setor Altiplano Leste do Paranoá. As práticas esportivas, físicas, educacionais e lúdicas serão desenvolvidas quatro vezes por semana durante o período de um ano, podendo ser prorrogadas após análise do desenvolvimento das ações.

Dentre as responsabilidades estipuladas pelo acordo, caberá à Escola Superior de Guerra disponibilizar instalações desportivas, professores de educação física, uniformes e material desportivo, além de fornecer almoço para as crianças. Em complemento, a SEEDF providenciará professores de educação física e para letramento, que se trata da leitura e da escrita em práticas sociais, coletivas. Contribuirá também com o transporte para o local de ensino, café da manhã e lanche.

O desenvolvimento ocorre em consonância com a Cartilha do Comandante de Organização Militar – Programa Forças No Esporte, com as Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para a Educação em Tempo Integral. A iniciativa está inserida no contexto do Projeto 40k, que vai ampliar o número atual, de aproximadamente 30 mil beneficiados para 40 mil, até o final de 2021.

Público-alvo
O PROFESP, criado em 2003, é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Educação e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O programa tem como público-alvo crianças, jovens, adolescentes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados na rede oficial de ensino. Os principais objetivos da iniciativa são a redução dos riscos sociais e o fortalecimento da cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio de atividades esportivas e físicas. Além de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro das organizações militares.

Com informações da ESG
Fotos: Antonio Oliveira

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *