Escola Superior de Guerra Promove Colóquio Sobre Direitos Humanos

Escola Superior de Guerra Promove Colóquio Sobre Direitos Humanos

O Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC) da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no dia 15 de setembro de 2014, o colóquio sobre “Direitos Humanos”, apresentado pelo Embaixador George Edward Moose, Vice-Presidente do Conselho Diretor do U.S. Institute Of Peace.

Escola Superior de Guerra Promove
Durante a exposição, o conferencista falou sobre a importância de conciliar particularidades culturais com a visão universal dos Direitos Humanos. Para George Edward Moose, os países emergentes devem avaliar as violações incorridas neste sentido e, até que ponto, a eficácia e limites nas mediações e nas sanções econômicas justificariam interferências para a plena soberania. Segundo o palestrante, os Estados centrais e a comunidade internacional, dentro do contexto da “Responsabilidade de Proteger”, forças de manutenção da paz na proteção dos Direitos Humanos, vêm assumindo a proteção das populações contra o genocídio, crimes étnicos, de guerra e contra a humanidade. Concluindo, o embaixador acredita que os países em desenvolvimento só têm possibilidade de desempenhar uma função de agentes de relevo na conjuntural internacional se cumprirem o receituário.

O Conferencista

Em 2007, o Embaixador George E. Moose foi nomeado pela Casa Branca para integrar o Conselho Diretor do U.S. Institute of Peace, onde atua hoje como Vice-Presidente. O Instituto é uma Organização Não Governamental (ONG) financiada pelo Congresso dos Estados Unidos (EUA). Tem a missão de prevenir, mitigar e resolver conflitos violentos em todo mundo, através de um engajamento direto nestas zonas, além do fornecimento de análises, treinamento e recursos para pessoas e instituições que trabalham em prol da promoção e da manutenção da paz.
Ao longo de sua carreira diplomática, o embaixador envolveu-se diretamente na formulação de importantes iniciativas da política externa dos EUA, principalmente nas áreas de resolução de conflitos, respostas humanitárias e direitos humanos.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *