Escola Superior de Guerra promove Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados

Escola Superior de Guerra promove Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados

Na última terça feira (17), foi realizada a aula inaugural do Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA), na Escola Superior de Guerra (ESG). O evento é voltado para 36 estagiários, entre civis e militares. Está em sua quinta semana, que acontece de 16 a 27 de março, das 9h às 17h. As palestras envolvem temas, como: Guerra Cibernética, Responsabilidade no Comando, Tratados Internacionais, Estrutura da ONU, entre outros assuntos.

Na solenidade de abertura, o comandante do Campus Brasília da ESG, General de Brigada Carlos André Alcântara Leite, proferiu algumas palavras durante a apresentação dos estagiários selecionados para participar do curso.

“Esperamos que essa nova configuração do curso tenha um excelente aproveitamento a todos. Que possamos chegar ao final da semana que vem engrandecidos profissionalmente e como pessoa”, disse.

esta imagem não possui descrição

O professor Doutor Gabriel Valladares, chefe da assessoria jurídica do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), foi o palestrante da aula inaugural. “É obrigação do Estado que em tempos de paz se eduquem, se ensinem direito internacional de conflitos armados. Esse curso demonstra o compromisso que tem o Brasil por essa área do direito”, afirmou.

Em sua apresentação, o Doutor Gabriel discorreu a respeito do CICV – a missão, o mandato e as atividades pelo mundo. Ele abordou ainda a responsabilidade da organização para assistir vítimas de conflitos armados e a participação dessa na Operação Acolhida – missão de apoio aos refugiados venezuelanos no estado de Roraima.

esta imagem não possui descrição

O CDICA está em sua 9ª edição. O diretor do CDICA, Luiz Otávio Sales Bonfim, explica que esse curso “é resultado do cumprimento brasileiro de acordos internacionais e da determinação do Ministério da Defesa em difundir o Direito Internacional Humanitário”. Ele reitera que é um curso de grande importância para os estagiários, pois se tornarão assessores de alto nível e difusores, como futuros instrutores e palestrantes do Direito Internacional dos Conflitos Armados.

“O CDICA é um curso de tradição, regular da ESG Campus Brasília e tem entre os seus palestrantes, oficiais generais, professores doutores, procuradores, pessoas especializadas e tenho certeza que será de grande proveito para os alunos”, finalizou.

esta imagem não possui descrição

Por Mariana AlvarengaFotos: Alexandre Manfrim(MD ASCOM/FM)
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *