Escola Superior de Guerra promove curso de Planejamento Baseado em Capacidades

Escola Superior de Guerra promove curso de Planejamento Baseado em Capacidades

Entre 9 e 13 de março, a Escola Superior de Guerra (ESG) sediou o Curso Fundamentos do Planejamento Baseado em Capacidades (FPBC 2020). Trata-se da segunda edição de um curso voltado especificamente para o método do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) sob o escopo do Memorando de Entendimento entre a ESG e o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies (WJPC), assinado em junho de 2019.

esta imagem não possui descrição

O curso FPBC 2020 foi realizado nas novas instalações da ESG em Brasília, sendo duas semanas de atividades online e uma semana de fase presencial, totalizando 50 horas/aula. O objetivo foi a capacitação de civis e militares do Ministério da Defesa e das Forças Armadas envolvidos nas etapas iniciais de implantação desse método no MD.

As aulas foram ministradas por professores e instrutores da ESG, do Perry Center, do Institute for Defense Analyses (IDA), do Institute for Security Governance do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ISG/DoD), da APBC/EMCFA e dos Estados-Maiores da Armada (EMA), do Exército (EME) e da Força Aérea (EMAER).

esta imagem não possui descrição

O Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) é um método utilizado para identificar e priorizar os desafios e contingências que as forças armadas de um país devem atender para, em seguida, delinear a estrutura de força mais viável e efetiva possível.

Atualmente a implementação desse método no âmbito do MD está sendo liderada pela Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidades (APBC/EMCFA), conforme orientações da Política Nacional de Defesa (PND) e da Estratégia Nacional de Defesa (END), contribuindo, portanto, para o incremento da interoperabilidade, bem como da eficiência, eficácia e efetividade dos recursos públicos destinados à defesa nacional.

esta imagem não possui descrição

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *