ESG Brasília realiza diplomação do Curso Superior de Política e Estratégia

A Escola Superior de Guerra (ESG), campus Brasília, realizou na manhã do 10, no auditório do edifício sede do Ministério da Defesa (MD), o encerramento da sétima edição do Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE/2017). A solenidade teve como finalidade realizar a diplomação dos 53 estagiários concluintes do CSUPE, nomeada turma marechal Mario Travassos.

ESG 2

A oradora, Talita Maria de Almeida, do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras (IBED), em seu discurso, destacou a importância das informações obtidas no curso e para a criação de opiniões e críticas sobre o tema de defesa. “O CSUPE tem o mérito de, nos 12 últimos meses, dar oportunidade dos estagiários debater com especialistas sobre a estrutura de Defesa e sua transversalidade”, disse Talita.

Na solenidade de formatura, os estagiários receberam os diplomas e certificados de conclusão do curso das mãos do comandante da ESG, Gen Ex Décio Luís Schons, do diretor do campus Brasília, Brig Delano Teixeira Menezes, e o coordenador do CSUPE, Prof Msc Paulo Roberto Laraburu. Em seguida, aconteceu a imposição dos distintivos do curso, realizada por parentes e amigos dos alunos.

Durante sua fala, general Schons agradeceu os esforços da equipe da ESG Brasília para o bom andamento do curso e ressaltou que este é o último ano de realização do CSUPE. “Esse encerramento teria tudo para ser uma ocasião muito triste, pois essa é a última edição do CSUPE, mas ao contrário, tenho alegria de anunciar que a partir do ano que vem será implantado o Curso de Altos estudos de Defesa (CAED), aqui em Brasília, que sucederá o CSUPE”.

Segundo o general Schons, a medida serve como forma de evidenciar o campus da ESG em Brasília. “Estamos dando andamento ao trabalho de meus antecessores de trazer gradativamente o campus da ESG do Rio de Janeiro para a capital federal” completou. Schons anunciou, ainda, que a Escola contará em breve, com 15 novos professores doutores, o que muito enriquecerá a história da ESG.

Iniciado em agosto deste ano, o CSUPE contou com palestras sobre variados temas  nas áreas de Relações Internacionais, de Política e Estratégia, de Poder Nacional, de Defesa e Segurança Nacional, incluindo áreas e programas estratégicos, estrutura e recursos de defesa, incluindo a base industrial de defesa nacional. Além disso, os estagiários tiveram a oportunidade de participar de dinâmicas de grupo e de duas viagens de estudos para a região sudeste e Amazônia em que conheceram Academias e Organizações Militares das Forças Armadas.

Entrega de medalhas

Mais cedo, em cerimônia realizada no salão nobre do MD, os estagiários do CSUPE prestigiaram a imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias (MMMCF), ao coronel Paulo Roberto Laraburu e ao sargento Jorge Santos Cardoso, integrantes do núcleo da ESG em Brasília.

ESG 1

A comenda destina-se a homenagear militares e civis que tenham se destacado no exercício de sua profissão, assim como reconhecer serviços prestados à ESG por personalidades civis e militares, brasileiro ou estrangeiro, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras.

(Ascom ESG Brasília/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>