ESG celebra 71º aniversário e realiza imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias

ESG celebra 71º aniversário e realiza imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias

No dia 20 de agosto a Escola Superior de Guerra (ESG) completou 71 anos de criação. Para marcar a significativa data, foram realizadas cerimônias militares no campus Brasília e Rio de Janeiro da Escola, ocasiões em que civis, militares e instituições foram agraciados com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias.

Na capital federal, a solenidade, realizada no dia 19 de agosto, foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva e contou com a presença do Ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, do Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, e do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de outras personalidades civis e militares.

Ao dirigir-se aos presentes, o Ministro Fernando Azevedo enfatizou que a ESG estimula a discussão da sociedade sobre o exercício do poder militar como organismo garantidor do ambiente seguro para que as pessoas tenham liberdade de fazer escolhas e construir suas vidas. “Discutir a defesa é uma atividade complexa em um País em que a memória coletiva não dimensiona os horrores de um conflito”, observou.

No campus Rio de Janeiro, a cerimônia, realizada no dia 20 de agosto, foi presidida pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar e prestigiada pelos agraciados Almirantes de Esquadra Leonardo Puntel, Marcos Sampaio Olsen, Marcelo Francisco Campos, Paulo Martino Zuccaro e pelo senhor Daniel Moczydlower, dentre outros civis e militares.

Em suas palavras, o Almirante de Esquadra Borges destacou a história da Escola, que, ano após ano, trabalha para que continue sendo reconhecida como um centro de excelência nacional e referência internacional no ensino e na pesquisa sobre Defesa e Desenvolvimento. “Ao comemorarmos os 71 anos de criação da ESG, afirmamos que a Escola, como centro de excelência nacional e de referência internacional no ensino e na pesquisa, permanece estudando os problemas do Brasil e formando especialistas que certamente contribuirão, dentro da sua área de atuação, para o desenvolvimento e segurança do nosso país”, afirmou o Comandante da ESG.

Ambas as cerimônias foram marcadas pela imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. A medalha destina-se a homenagear e distinguir integrantes da Escola, personalidades nacionais ou estrangeiras, de reconhecida competência e notável saber, pelos serviços prestados, bem como organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras da homenagem especial da Escola Superior de Guerra. Criada em 1983, a condecoração é uma homenagem ao Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da Escola Superior de Guerra.

(ESG ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *