ESG celebra a Data Magna da Marinha

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou no dia 10 de junho, no Campus Rio de Janeiro, as comemorações alusivas ao 155º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e restrita devido às orientações das autoridades de saúde. Para marcar a data, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, e da Mensagem do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro alusivas ao 155º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

A Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870), o maior conflito militar na América do Sul, e impôs uma séria derrota ao inimigo. A Marinha do Brasil comemora, todos os anos, no dia 11 de junho, os feitos heróicos daqueles homens que lutaram na Batalha, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam.

Na data, também houve a condecoração de militares com a Ordem do Mérito Naval e com a Medalha Militar, além de promoção de militares.Além disso, na ocasião, estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia realizaram, por videoconferência,  uma palestra alusiva à Data Magna.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>