Em prosseguimento às comemorações do 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, no dia 10 de junho de 2015, no pátio de formaturas da Escola Superior de Guerra (ESG), foi realizada a solenidade militar, seguindo-se o cerimonial da Marinha do Brasil.
Após a recepção ao Subcomandante, General de Divisão Eduardo Diniz, hastearam o Pavilhão Nacional o Professor Edmar Pereira de Oliveira, integrante mais antigo do Corpo Permanente em atividade na Escola, e o Padre Jorge André Pimentel Gouvêa, estagiário do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), Turma “Destinos do Brasil”. Na sequência, procedeu-se a leitura da “Ordem do Dia” do Comandante da Marinha alusiva à data e a mensagem da Presidenta da República. O evento contou ainda com a presença da banda de música do Batalhão Naval.
Após a solenidade, no auditório Professor Oliveira Junior, o Capitão de Mar e Guerra Sérgio Renato Berna Salgueirinho, Estagiário do CAEPE, discorreu sobre a Marinha do Brasil e a Batalha Naval do Riachuelo, concluindo a sua apresentação falando sobre a Amazônia Azul.
Com o objetivo de ilustrar as atividades programadas, no saguão do Edifício Marechal Juarez Távora, foi montada uma exposição de material com a participação de organizações militares, diretamente subordinadas ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra. Entre estas, a Diretoria de Hidrografia e Navegação, o Instituto de Pesquisas da Marinha, o Centro de Análises de Sistemas Navais, a Companhia de Polícia do Batalhão Naval, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro e o Grupamento de Mergulhadores de Combate.
A semana de comemorações será encerrada no dia 12 de junho, com uma homenagem aos militares da ESG promovidos, e agraciados, na ocasião, com a medalha Mérito Marinheiro.
(ESG ASCOM/ FM)