ESG Comemora Data Magna Da Marinha (Batalha Naval do Riachuelo)

ESG Comemora Data Magna Da Marinha (Batalha Naval do Riachuelo)

Em prosseguimento às comemorações do 150º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, no dia 10 de junho de 2015, no pátio de formaturas da Escola Superior de Guerra (ESG), foi realizada a solenidade militar, seguindo-se o cerimonial da Marinha do Brasil.

esg 4

Após a recepção ao Subcomandante, General de Divisão Eduardo Diniz, hastearam o Pavilhão Nacional o Professor Edmar Pereira de Oliveira, integrante mais antigo do Corpo Permanente em atividade na Escola, e o Padre Jorge André Pimentel Gouvêa, estagiário do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), Turma “Destinos do Brasil”. Na sequência, procedeu-se a leitura da “Ordem do Dia” do Comandante da Marinha alusiva à data e a mensagem da Presidenta da República. O evento contou ainda com a presença da banda de música do Batalhão Naval.

esg 1

Após a solenidade, no auditório Professor Oliveira Junior, o Capitão de Mar e Guerra Sérgio Renato Berna Salgueirinho, Estagiário do CAEPE, discorreu sobre a Marinha do Brasil e a Batalha Naval do Riachuelo, concluindo a sua apresentação falando sobre a Amazônia Azul.

esg 2

Com o objetivo de ilustrar as atividades programadas, no saguão do Edifício Marechal Juarez Távora, foi montada uma exposição de material com a participação de organizações militares, diretamente subordinadas ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra. Entre estas, a Diretoria de Hidrografia e Navegação, o Instituto de Pesquisas da Marinha, o Centro de Análises de Sistemas Navais, a Companhia de Polícia do Batalhão Naval, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro e o Grupamento de Mergulhadores de Combate.

esg 5

A semana de comemorações será encerrada no dia 12 de junho, com uma homenagem aos militares da ESG promovidos, e agraciados, na ocasião, com a medalha Mérito Marinheiro.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *