ESG e Embraer Realizam Ciclo de Estudos de Assuntos de Defesa

ESG e Embraer Realizam Ciclo de Estudos de Assuntos de Defesa

A Escola Superior de Guerra (ESG), em parceria com a Embraer Defesa & Segurança (ED&S), promoveu, nos dias 20 e 21 de maio de 2015, o Ciclo de Estudos de Assuntos de Defesa (CEAD). Participaram do encontro o Presidente da Embraer, Jakson Medeiros, e cerca de 15 empresários com atuação em atividades relacionadas aos setores de Defesa, Segurança ou Tecnologia da ED&S.

esg 1

O Subcomandante da ESG, General de Divisão Eduardo Diniz, presidiu a solenidade de abertura e deu as boas-vindas aos presentes. A primeira conferência do CEAD foi do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, sobre a ”Projeção Internacional do Brasil e os Reflexos para a Indústria de Defesa”. Em seguida, o Diretor do Instituto de Doutrina de Operações Conjuntas (IDOC), General de Brigada R1 João Cesar Zambão da Silva fez uma exposição a respeito dos ”Fundamentos sobre o Ordenamento Normativo da Defesa Nacional e a Estrutura Militar de Defesa”.

esg 3

Complementando a fase inicial do Ciclo de Estudos, o Contra-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, da Diretoria Geral de Material da Marinha, o General de Brigada Fernando José Soares da Cunha Mattos, do Estado-Maior do Exército, e o Brigadeiro do Ar Paulo Eduardo Vasconcellos, do Estado-Maior da Aeronáutica, apresentaram a doutrina, a estrutura e os projetos do Poder Naval, Poder Terrestre e Poder Aeroespacial.

esg 4

Para encerrar as atividades foram convidados ao debate o Contra-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, da Diretoria de Aeronáutica da Marinha; o Contra-Almirante Engenheiro Álvaro Luis de Souza Alves Pinto, da Diretoria de Gestão de Programas Estratégicos da Marinha; além dos palestrantes, Brigadeiro Vasconcellos, Almirante Leandro e General Cunha Mattos.

esg 2

No segundo dia, outros temas da Defesa entraram em pauta. O Capitão de Mar e Guerra (RM1) Francisco José de Matos, do IDOC, discorreu sobre a ”Inteligência Estratégica; o representante da Chefia de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Coronel Edson Pierobon, expôs o”Plano de Articulação e Equipamento de Defesa (PAED)”; e o Assessor de Comando da ESG, Contra-Almirante (RM1) Antonio Ruy de Almeida Silva, a “Segurança Internacional”. Concluindo a sessão, o Brigadeiro do Ar José Augusto Afonso Crepaldi e o Coronel José Augusto Simões Amaro falaram respectivamente sobre a ”Política de Defesa e Estratégia de Desenvolvimento” e ”Marcos Regulatórios da Indústria de Produtos de Defesa”, ambos integrantes do Departamento de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (DEPROD).

O Ciclo de Estudos foi encerrado pelo Comandante da ESG, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *