ESG e Instituto Pandiá Calógeras Realizam Workshop sobre Livro Branco de Defesa

ESG e Instituto Pandiá Calógeras Realizam Workshop sobre Livro Branco de Defesa

No dia 10 de novembro de 2014, o Ministério da Defesa do Brasil, por intermédio do Instituto Pandiá Calógeras (IPC) e da Escola Superior de Guerra (ESG), promoveu o workshop “Experiências dos Países Sul-Americanos na Formulação de Livros Brancos de Defesa”, com o objetivo de reunir as delegações do Brasil e da Argentina para compartilhar experiências e aprofundar o diálogo sobre o tema.

ESG e Instituto Pandia 1

A cerimônia de abertura realizada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, representando o Ministro da Defesa de Estado do Brasil, Embaixador Celso Amorim, e pelo Ministro da Defesa da Argentina, Sérgio Augustini Rossi, aconteceu no Salão de Honra da Escola.

ESG e Instituto Pandia 2

Durante o evento, foram apresentados dois painéis com os respectivos temas: “Experiência de Construção de Livro Branco de Defesa” e “Construção de Diretrizes de Confiança na América do Sul. No primeiro se expôs os processos de formulação e as principais características dos documentos publicados pelo Brasil e pela Argentina, e no segundo, os pontos comuns e dissonantes entre os documentos conhecidos e as possibilidades metodológicas para avançar os processos de formulação dos Livros Brancos.

ESG e Instituto Pandia 3

Participaram do evento, acadêmicos e integrantes dos Ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *