ESG promove seminário para marcar os 100 anos da Primeira Guerra Mundial

A Escola Superior de Guerra (ESG) promove nos dias 29 e 30 de outubro o seminário “O Brasil e a Grande Guerra”. A fim de debater e refletir os cem anos da Primeira Guerra Mundial, evento que ultrapassou todos os conflitos anteriores em número de mortos, capacidade de destruição e abrangência, o evento reúne pesquisadores e professores graduados no tema.

Em suas palavras durante a abertura do encontro, o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, ressaltou a importância do evento para que o Brasil passasse a ter voz ativa a nível mundial à época, e homenageou a memória dos que lutaram na guerra: “Pode-se dizer que a participação do Brasil foi modesta. Mas, para aqueles que fizeram parte e combateram, o evento não foi modesto. Por isso é importante que os reverenciemos”.

Na primeira conferência, o Embaixador Rubens Ricupero, Professor da FAAP (SP), tratou de “O Brasil da neutralidade à guerra”, na qual destacou que a transição brasileira até a guerra foi gradual e cautelosa, espelhando a consciência da fraqueza econômica e militar do país e a natureza mais limitada de interesses.

“Quando nós refletimos, toda a história da participação do Brasil na Grande Guerra pode ser resumida como um engajamento estratégico de baixo custo político e militar, com ganhos diplomáticos e de prestígio internacional”, pontuou Ricupero.

A programação ainda contou com as palestras “A Marinha do Brasil na Grande Guerra”, do CMG (RM1) Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida, da Escola de Guerra Naval, e “Uma Guerra próxima: ações dos corsários alemães na costa brasileira”, do Prof. Me. Tito Henrique Silva Queiroz, da FACHA (RJ).

Prestigiaram o primeiro dia o Ministro de Estado da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra (Ref) Mauro Cesar Rodrigues Pereira, e o Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo.

Estão previstas para esta terça-feira (30) as palestras “Da Ilha das Enxadas à Cattewater: Aviadores Brasileiros na Grande Guerra”, do Cel (R1) Carlos Daróz (UNISUL / UNIVERSO / IGHMB), “A Missão Médica especial brasileira de caráter militar na Primeira Guerra Mundial”, do CAlte (RM1-Md) Carlos Edson Martins da Silva, “O Brasil e a Primeira Guerra Mundial: Reflexões para o nosso tempo”, do CAlte (RM1) Guilherme Mattos de Abreu (ESG / IGHMB), “Rui Barbosa e o debate ideológico sobre neutralidade brasileira”, do Embaixador Carlos Henrique Cardim (UNB), e o relançamento do livro “Os tanques na Guerra Europeia”, de Marechal José Pessoa.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>