ESG Recebe Novos Integrantes Para o Corpo Docente

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou na última sexta-feira (04/05) uma cerimônia de promoção de Oficiais, despedida e apresentação de novos integrantes à Escola. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Escola, General de Exército Décio Luís Schons, acompanhado do Assistente Militar do Exército, General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho, e do Assistente Militar da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Ronaldo Yuan, além dos demais Oficiais Generais e convidados.
O Comandante da ESG agradeceu e cumprimentou os militares que deixaram a Escola, transferidos ou que passaram à Reserva, saudou aos promovidos e deu boas vindas aos novos integrantes. Falou sobre os momentos de chegada e despedida, pelos quais passam todos, militares e civis, fazendo memória ao irmão da Professora Doutora Erica Simone, Cadete Antonio Fernando Almeida Resende Júnior, falecido na Academia Militar das Agulhas Negras em 1989.
Em seu discurso, o General citou ainda o privilégio de receber os professores doutores que integrarão ao Corpo Docente da Escola. Por fim, ressaltou todo o esforço desprendido para que fosse realizado, neste ano, o primeiro concurso de Magistério Superior para o Corpo Permanente da ESG.

Militares Promovidos
Tenente-Coronel Aloysio Valle Meira de Vasconcellos;
Major Mac Lane da Silva Moura;
Primeiro-Tenente Fernanda Passos Videira;
Primeiro-Tenente Michele Magalhães Viana da Silva.

Militares Transferidos
Capitão de Corveta (IM) Melchias Apolinário de Lacerda dos Reis;
Suboficial SDE Marcelo Pinto Ferreira;
Primeiro-Sargento BMB Mário José da Silva;
Segundo-Sargento SAD Joysimara Lima de Melo;
Terceiro-Sargento ATR Paulo Cesar Viana.

Militares Transferidos à Reserva
Coronel de Infantaria Jupiaci Tadeu Martins Belo;
Primeiro-Tenente Bibliotecária Ana Patrícia Guimarães.

Novos Militares integrantes da ESG
General Mauro Guedes Ferreira Mosqueira Gomes;
Coronel Marcelo Gonçalves Vilela;
Coronel Amaury Simões dos Santos Júnior;
Capitão de Fragata (IM) Sandro Barreto Villela;
Aspirante à Oficial Suelen da Conceição de Lemos;
Aspirante à Oficial Priscila Ariadne Alves Monteiro;
Aspirante à Oficial Daniella Diniz Webster Cardoso;
Aspirante à Oficial Eduardo Brandão;
Aspirante à Oficial Antonio Rocha Freire Milhomens;
Segundo Sargento Priscila Neiva Faria dos Reis;
Segundo Sargento Felipe Barroso dos Reis;
Terceiro Sargento Sebastião Lima.

Novos Professores Doutores da ESG
ARIELA DINIZ CORDEIRO LESKE
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de Economia atuando principalmente nos seguintes temas: indústria de defesa, gestão de defesa, inovação, simulações computacionais e guerra e paz.
Área Temática – Defesa/ Ciência, Tecnologia e Inovação para a Defesa.

BORIS ASRILHANT
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1983), Pós Graduação em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (1984), Especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras (1986), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1995) e Doutorado na área Industrial e de Gestão pela University of Warwick, Inglaterra (2001), Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI), EUA, desde 2005. Engenheiro de Petróleo na Petrobras, 1985-2017. Consultor de Negócio e Consultor Sênior na Petrobras na área de Gestão de Projetos, 2002-2017. Global Speaker da Petrobras, 2014-2017. Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustiveis (ANP), 2017-2018. Tem experiência nas áreas de Gestão de Projetos, Análise Econômica, Gestão de Parcerias e Gestão Tecnológica. Autor de diversos artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais.
Área Temática – Defesa / Projeto e Planejamento de Sistemas de Defesa.
CINTIENE SANDES MONFREDO MENDES
Doutora pelo Programa de Pós-graduação em História Comparada (UFRJ). Mestre em História Comparada – UFRJ/2011 e graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro do Curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional. É pesquisadora do Laboratório de Simulações e Cenários EGN/MB, atuando como líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa de Análise de Performance e Cooperação Interagências. Tem experiência na área de História, Relações Internacionais e Defesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração regional, Mercosul, Unasul, Mecanismos de Solução de Controvérsias, Cooperação e Defesa na América do Sul.
Área Temática – Defesa/ Formação e Evolução do Estado Moderno/ Formação e Evolução do Sistema Internacional Moderno/ Evolução Política do Estado Brasileiro.

DANILO MARCONDES DE SOUZA NETO
É Bacharel e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Doutor em Relações Internacionais pela University of Cambridge (Reino Unido). Foi Analista de Relações Internacionais da Amazônia Azul (AMAZUL) Tecnologias de Defesa e pesquisador de Pós-Doutorado CAPES/Pró-Defesa no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: Atlântico Sul, Política Externa do Brasil, Organização das Nações Unidas, Potências Emergentes (em especial Índia, Brasil, China e África do Sul), Operações de Paz – Haiti e Líbano, Intervenções Humanitárias (Responsabilidade de Proteger/Responsabilidade ao Proteger) e Cooperação para o Desenvolvimento.
Área Temática – Defesa/ Perspectivas Teóricas sobre Segurança e Defesa no Sistema Internacional/ Evolução do Pensamento Estratégico.

ERICA SIMONE ALMEIDA RESENDE
É Mestre e Doutora em Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Estados Unidos, com foco em política externa norte-americana, além de desenvolver pesquisa nas áreas de Estudos de Política Externa, Análise de Discursos, Sociologia do Conhecimento e Segurança Internacional. É Fulbright Scholar e U.S. State Department Alumna desde 2006. É “Affiliate Lecturer” da Universidade de Oklahoma, EUA. É bolsista de produtividade “Jovem Cientista do Nosso Estado” da Faperj (2015-2018).
Área Temática – Defesa/ Teorias Políticas Clássicas e Relações Internacionais/ Perspectivas Teóricas sobre relações Internacionais.

GUILHERME LOPES DA CUNHA
Doutor e mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (2010). Graduado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2005). Atua como pesquisador nas áreas de Direito Internacional, Economia Política Internacional, Relações Internacionais e Ciência Política. Tem experiência em Teoria das Relações Internacionais e em estudos estratégicos, com ênfase em desenvolvimento, geopolítica, direitos humanos e estudos sociopolíticos sobre a Ásia e as Américas.
Área Temática – Defesa/ Formação e Evolução do Estado Moderno/ Formação e Evolução do Sistema Internacional Moderno/ Evolução Política do Estado Brasileiro.

JACINTO MAIA NETO
Graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1986) e em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (1990). Possui Curso de Altos Estudos Militares realizado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2001-2002). Mestre em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2002) e Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Chefe do Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Meira Mattos (2012). Adido de Defesa e do Exército na Espanha e Marrocos (2012-2014). Chefe do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (2014-2016). Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Militares (CPDOC/FGV), do Núcleo de Estudos Globais (UFG) e do Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (UFRJ). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Gestão e Estudos Estratégicos.
Área Temática – Defesa/ Formulação, Avaliação e Análise de Políticas Públicas/ Planejamento Estratégico e Gestão Estratégica.

LARA DENISE GÓES DA COSTA
Pós-doutora em Direitos Humanos pelo PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Direito e Evolução social da Universidade Estácio de Sá. Possui Doutorado em Filosofia pela UFRJ nas áreas de Ética e Filosofia Política. Possui Doutorado em Ciências Sociais pela PUC- RIO. .Coordenadora do grupo de pesquisa em Direitos Humanos -ODIHH ( Observatório de Direitos Humanos) da Universidade Estácio de Sá, com parceria com a universidade Federal Fluminense e a Universidade de Connecticut / USA. Tem experiência em Direitos Humanos, Cosmopolitanismo, Multiculturalismo, Teorias políticas modernas e contemporâneas; Teoria política internacional.
Área Temática – Defesa/ Teorias Políticas Clássicas e Relações Internacionais/ Perspectivas Teóricas sobre relações Internacionais.

LUIZ OCTÁVIO GAVIÃO
Bacharelado em Ciências Navais pela Escola Naval (1986-1990), com especialização em eletrônica. Realizou Curso de Aperfeiçoamento na Escuela de Oficiales de la Armada (EsOA) da Marinha da Argentina (1998), Mestrado em Estudos Militares na United States Marine Corps University (2002-2003) e MBA em Gestão Empresarial pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Mestre em Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutor em Engenharia de Produção da UFF, ambos na área de concentração de Sistemas, Apoio à Decisão e Logística. Exerceu diversos cargos na Administração Pública como Oficial da Marinha do Brasil. Tem experiência na área de Defesa e Operações Humanitárias da ONU, tendo exercido o Comando do 16º Contingente da Marinha na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), em 2012, bem como, nas áreas de Apoio à Decisão Multicritério,com modelos em Lógica Fuzzy e com a Composição Probabilística de Preferências (CPP), codificados em linguagem “R”.
Área Temática – Defesa/ Logística de Defesa.

MARIANA ALVES DA CUNHA KALIL
É Doutora (2014-2017) em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRel) da Universidade de Brasília (UnB). É Mestra (2010-2012) em Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional e Comparada, pelo Instituto de Relações Internacionais (IRel) da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação (2004-2008) em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. É Vice-Chair e Program Chair do Global South Caucus (GSC) da International Studies Association (ISA). Foi Professora Substituta (2013-2015) em concurso para as áreas de História dos Grandes Conflitos e Política Externa Brasileira na Graduação em Defesa e Gestão Estratégica International (DGEI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter sido Professora Horista (2014) da Graduação em Relações Internacionais do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Universidade Cândido Mendes (UCAM).
Área Temática – Defesa/ Geopolítica Clássica e Contemporânea/ Geopolítica Brasileira.

RONALDO GOMES CARMONA
Doutor e Mestre em Geografia Humana pela USP. Ex-chefe Assessoria Especial de Planejamento do MD. Tem experiência na área de Geopolítica, Geografia Política, Relações Internacionais, Estudos Estratégicos e Ciências Sociais, com ênfase em Formação Econômica e Social Brasileira. Pesquisador na área de Teoria geopolítica, brasileira e universal, clássica e contemporânea. Também desenvolve como linha de pesquisa estudos sobre política e estratégia de Defesa Nacional e em temas relativos a política industrial e de ciência, tecnologia e inovação, com ênfase em Defesa Nacional.
Área Temática – Defesa/ Geopolítica Clássica e Contemporânea/ Geopolítica Brasileira.

SERGIO KOSTIN
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Ciência da Computação (Comunicação sem Fio, Redes de Computadores, Modelos de Simulação Computacional, Sistemas Operacionais, Sistemas Distribuídos e Arquitetura de Computadores), Finanças (Mercado Futuro, Ações e Operações) e Direito Corporativo.
Área Temática – Defesa/ Economia de Defesa.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>