“Espaço Amazônico”: compromisso com a proteção da Amazônia, presença constante na Força Terrestre

Brasília (DF) – O Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, inaugurou o “Espaço Amazônico”, no subsolo do Quartel-General do Exército, Forte Caxias, em Brasília. A cerimônia de inauguração aconteceu na primeira semana de outubro e reuniu oficiais-generais da Guarnição. As obras que compõem o espaço são do Subtenente José Marcos da Eira Leite, que é, também, artista plástico, e de seus assistentes, o Primeiro-Sargento Maxwell Ramos de Araújo e o Segundo-Sargento Marcos Antônio de Carvalho, todos do Hospital Geral do Rio de Janeiro.

O novo Espaço destina-se a relembrar o compromisso do Exército Brasileiro com a proteção da Amazônia, o trabalho das Forças Armadas, a fauna e a flora da região. As 12 pinturas acrílicas sobre tela e um mural de 6 x 3,7 metros abordam atividades do cotidiano militar na selva, como instruções, patrulhas e o contato constante com o meio ambiente. Os trabalhos são desenvolvidos com uma técnica criada pelo próprio artista em 2012. “Trata-se de um trabalho baseado na Pop Art dos anos 60, aliado aos meios tecnológicos da contemporaneidade em que as pinturas parecem impressões gráficas”, explica.

“É importante salientar o apoio do Comando do Exército para a execução dos projetos, assim podemos escrever a história contemporânea da Força, além de fomentar a cultura, e permitir que artistas elevem a imagem do Exército Brasileiro”, completa o artista. A técnica criada pelo subtenente possibilitou algo em torno de 750 m² de pintura artística para a Instituição, em um período de três anos e meio.

O Subtenente Eira também é o autor do projeto “Exército Brasileiro, a Força no Esporte”. Em 35 painéis, o projeto retratou as modalidades olímpicas que o Brasil disputou nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As obras foram expostas no Forte de Copacabana e contou com a visitação de mais de 40 mil pessoas.

Fotos: Ageu Souza

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>