EsPCEx realiza homenagem aos heróis da Força Expedicionária Brasileira

Campinas (SP) – Nos dias 16 e 17 de julho, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) promoveu o evento “O Brasil na Segunda Guerra Mundial – Tributo da EsPCEx aos nossos heróis”, com a finalidade de homenagear os ex-combatentes brasileiros que defenderam os ideais de liberdade e democracia em solo italiano, no contexto da Segunda Grande Guerra.

especex 2

Durante a programação, ocorreram exposições de equipamentos e armamentos utilizados no conflito, pertencentes à Associação dos Expedicionários Campineiros e à Companhia de Veículos Militares Antigos do Interior de São Paulo, além de exposição de material de emprego militar atual, utilizados pelas organizações militares diretamente subordinadas à 11ª Brigada de Infantaria Leve. Disponibilizou-se, ainda, a transmissão de documentários e foram ministradas palestras, bem como se procedeu a uma apresentação com motos do 2º Batalhão de Polícia do Exército e encenações da Segunda Guerra Mundial pelo Dogs Of War. A banda de música da EsPCEx também se apresentou ao público.

especex 1

O ponto alto do evento foi o depoimento de ex-combatentes campineiros. Os Senhores Justino Alfredo, Sylvio Rodrigues, José Marino e Francisco de Assis Rodarte relataram suas experiências de combate. Merece destaque a participação do Sr Justino no combate de Monte Castelo e do Sr Marino nos combates de Monte Castelo e Montese.

especex 3

A homenagem foi aberta ao público de Campinas, que pôde apreciar as motos do Grupo da Harley Davidson, os carros do Grupo PUMA e saborear diversos pratos de Food Trucks.

O evento foi prestigiado pelo General de Divisão Nialdo Neves de Oliveira Bastos, antigo Comandante da EsPCEx; pelo General de Brigada Gilberto Serra; e pelo General de Brigada Marcio Tadeu Bettega Bergo.

especex 4

No dia 16 julho, o desembarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, para lutar na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), combatendo o nazifascismo, completou 72 anos.

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>