Esplanada deve receber público de 25 mil pessoas para o desfile de 7 de Setembro

Brasília, 02/09/2015 – A Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), deverá receber 25 mil pessoas na segunda-feira (7), durante o tradicional desfile de 7 de Setembro. O local está em preparação para a festa e alguns prédios já ostentam os conhecidos painéis gigantes, onde predominam o verde e amarelo na decoração.

A Esplanada dos Ministérios se prepara para receber o desfile do Dia da Pátria

A Esplanada dos Ministérios se prepara para receber o desfile do Dia da Pátria

O feriado comemora a Independência do país, proclamada em 1822, às margens do Riacho Ipiranga. É festejado em várias cidades brasileiras, principalmente nas capitais, com formatura cívico-militar.

Este ano, as Forças Armadas e as Polícias vão se apresentar com um efetivo de três mil militares, além de 83 viaturas e 25 motos. Passarão pelo público, equipamentos integrantes de projetos estratégicos da Defesa Nacional, como o blindado Guarani e carros de combate. Ademais, 220 cavalos encantarão adultos e crianças com o desfile hipomóvel.

O desfile hipomóvel com 220 cavalos promete encantar adultos e crianças

O desfile hipomóvel com 220 cavalos promete encantar adultos e crianças

Entre as novidades do evento estão a participação dos atletas militares – alguns deles medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto – e de um contingente misto, representando o Ministério da Defesa, formado por oficiais e praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Quem for prestigiar a celebração poderá conferir as tão esperadas manobras da Esquadrilha da Fumaça e a pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército. Os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (pracinhas) e os integrantes de missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) também honrarão os presentes com seus grupamentos.

Está prevista ainda a apresentação do Coral do Colégio Militar de Brasília. Ao todo, 60 meninos e meninas irão entoar para a presidenta da República, Dilma Rousseff, as canções Mulher Rendeira, Aquarela do Brasil e os Hinos Nacional e da Independência.

Abaixo apresentamos uma série de Perguntas e Respostas sobre a participação militar na formatura que ocorre na segunda-feira (7), a partir de 9h.

P. Em 2014, a Esquadrilha da Fumaça apenas realizou sobrevoo no desfile da Independência. Poderemos contar com todas as acrobacias este ano? 

R. Sim. No ano passado, houve a troca das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, dos T-27 Tucano para os A-29 Super Tucano. Por conta disso, os pilotos precisaram passar por treinamento e houve apenas sobrevoo. Para 2015 está confirmada a apresentação completa dos sete aviões, que farão as manobras aéreas encerrando o desfile cívico-militar.

P. Como será o desfile das Forças Armadas?

R. Marinha, Exército e Aeronáutica, ademais das Polícias, trarão para a Esplanada três mil militares. Além disso, serão 83 viaturas e 25 motos para o desfile, entre carros leves e blindados, como Guarani e Piranha, lançadores de foguetes Astros 2020 e o ônibus de choque do Batalhão da Guarda Presidencial. Também poderão ser vistos os carros de combate SK 105 e Lagarta Anfíbio (CLAnf).

Estarão em exposição o míssil antiaéreo portátil Igla-S, o míssil RBS 70 e os obuseiros L118 Light Gun. Haverá também sobrevoo das aeronaves Hércules KC-130, F-5M e caças A-1. Para fechar o desfile, a passagem de 220 cavalos do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, conhecido como Dragões da Independência.

P. A tradicional Pirâmide Humana participará do desfile? 

R. A Pirâmide Humana do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília irá para a avenida neste 7 de setembro. A equipe quebrou o recorde mundial dessa atividade com 47 militares sobre uma única motocicleta.

Pirâmide Humana é uma das atrações do desfile de 7 de setembro

Pirâmide Humana é uma das atrações do desfile de 7 de setembro

P. E as Escolas Militares? O desfile desses colégios será igual ao ano passado?

R. Sim. Neste 7 de setembro as escolas desfilarão junto com as Forças, ou seja, quando ocorrer a participação da Marinha, o grupo de alunos da Escola Naval, com sede no Rio de Janeiro, estará no bloco. O mesmo acontecerá quando o Exército estiver no desfile, com a participação dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ), e igualmente com a Força Aérea Brasileira, que terá a participação dos alunos da Academia da Força Aérea (AFA), que fica em Pirassununga (SP). Isso possibilitará um desfile mais compacto.

P. Que horas começa o desfile de 7 de setembro?

R. O desfile está previsto para começar às 9h e durar cerca de 1h30.

P. Que novidades a Marinha trará para a Esplanada dos Ministérios no Dia da Pátria?

R. A Marinha trará a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, considerada uma das maiores bandas marciais do mundo. Ela se distingue pela presença de gaitas escocesas, conhecidas por gaita de fole. Este ano, serão 90 militares em apresentação no desfile.

A companhia feminina que estará na Esplanada vai representar os 35 anos de ingresso das mulheres na Marinha.A parte mecanizada da Força Naval trará dois carros Lagarta Anfíbio, dois blindados Piranha, dois carros de combate SK 105 e dois lançadores de foguetes Astros 2020.

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais é considerada uma das maiores bandas marciais do mundo

P. O que o Exército Brasileiro preparou para o desfile deste ano?

R. A Força Terrestre entrará na Esplanada dos Ministérios (tropa a pé) após a participação da Marinha. O desfile vai contar com um grupamento de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os pracinhas. Em 2015, eles completaram 70 anos da vitória do Brasil na 2ª Guerra Mundial. A Força também terá um grupo feminino de militares, originário na 2ª Guerra Mundial. Outras atrações são os alunos da AMAN e do Colégio Militar de Brasília.

Também teremos neste 7 de setembro, homens da Brigada de Infantaria Paraquedista, a pirâmide humana do Batalhão de Polícia do Exército e os grupamentos de Artilharia Antiaérea e de Campanha.

Haverá, ainda, desfile mecanizado, com blindados (Guarani, por exemplo) e outros equipamentos estratégicos. A participação da Força Terrestre será encerrada com a formatura hipomóvel, onde 220 cavalos ornamentados vão passar pela Esplanada.

P. Como a Força Aérea se apresentará no desfile?

R. A tradicional Esquadrilha da Fumaça está confirmada para colorir o céu da capital federal com suas manobras. As sete aeronaves Super Tucano vão realizar apresentação completa na segunda-feira de feriado durante a formatura cívico-militar. A Força Aérea Brasileira (FAB) participará do desfile com outras aeronaves, além dos Super Tucano. Serão vistos do alto aviões que atuam na defesa do espaço aéreo, como o KC-130 Hércules e os caças F-5M e A-1.

Haverá, também, grupamentos terrestres, como a Banda de Música da Base Aérea de Brasília e dos pelotões do Estado-Maior, guarda-bandeira e bandeiras históricas; de cadetes da AFA; de aeronavegantes; e do Cerimonial Santos Dumont.

A Aeronáutica trará, ainda, o grupamento feminino, composto por oficiais e graduadas. O ingresso do quadro feminino foi feito há mais de 30 anos.

P. Como será o grupamento misto do Ministério da Defesa?

R. Pela primeira vez, a formatura cívico-militar vai ter um grupo misto formado por militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, representando a interoperabilidade do Ministério da Defesa.

P. E os atletas militares que vão desfilar? Quantos estarão na Esplanada? 

R. Este ano, 45 atletas militares estarão no desfile. Alguns deles foram medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Entre eles, vão estar, por exemplo, esportistas das modalidades boxe, levantamento de peso, judô, natação, atletismo e taekwondo.

Fotos: Gilberto Alves e Jorge Cardoso/ MD

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>