Esquadrilha da Fumaça mantém tradição no céu do Brasil

Com a proximidade do Dia da Independência, as comemorações se espalham pelo país. Quem assiste o desfile cívico-militar no 7 de setembro, se encanta com as performances dos grupos militares. Ponto alto da apresentação, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, alça voo e embeleza mais ainda o céu azul de Brasília com manobras surpreendentes.

O show aéreo inicia com duas aeronaves O show aéreo inicia com duas aeronaves

A EDA teve início em 1952 quando instrutores da antiga escola da Aeronáutica treinavam em horas vagas acrobacias em grupo. A intenção era incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões para a pilotagem militar.

Inicialmente era usada a aeronave North American T-6. As manobras eram executadas com apenas dois aviões e para melhor visualização do que era executado no ar, foi inserido um tanque de óleo exclusivo para a produção da fumaça.

Em 1955, teve início a função de comunicação da Esquadrilha, com aumento de cinco aviões de uso exclusivo e com pinturas próprias. A partir daí mais cidades do Brasil conheceram o trabalho dos fumaceiros, como são conhecidos os integrantes da Esquadrilha da Fumaça.

Hoje, a Esquadrilha da Fumaça dispõe de sete aeronaves A-29 Super Tucano de ataque leve e treinamento avançado. As aeronaves ganharam pintura com as cores vibrantes da bandeira do Brasil. O avião A-29 Super Tucano colore o céu por onde passa com manobras exclusivas, como o voo invertido em formação.

Os pilotos da Esquadrilha da Fumaça em um voo sincronizadoOs pilotos da Esquadrilha da Fumaça em um voo sincronizado

Para que as apresentações saiam impecáveis, uma equipe de coordenação trabalha para alcançar o resultado perfeito. Grande número de militares, com especialidades diferentes, são envolvidos na preparação dessas apresentações.

A demonstração padrão conta com sete pilotos e sete aeronaves, cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica no solo realizando a comunicação via rádio com os outros integrantes, assim como o órgão de controle do tráfego aéreo. Com duração de 35 minutos, o show conta com cerca de 50 manobras e acrobacias.

Software

Para produzir a fumaça que aparece no céu, foi criado um sistema de programação feito especialmente para o A-29 Super Tucano. É utilizado um software específico que possibilita a visibilidade pelo público. A Esquadrilha da Fumaça adotou o uso de óleo ecologicamente correto, baseado no conceito sustentável de não agredir o meio ambiente.

 

Confira a programação da semana da Pátria

Desfile da Independência
Data: sexta-feira, 7 de setembro
Horário: 9h
Local: Esplanada dos Ministérios, pela N1, no sentido do Palácio do Planalto para a Rodoviária do Plano Piloto.
Organização: Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Entrada gratuita

Exposição Militar
Data:  de 7 a 9 de setembro
Horário: dia 7 (sexta-feira) – das 13h às 17h;  e dias 8 e 9 (sábado e domingo) – das 10h às 17h
Local: Esplanada dos Ministérios, no gramado central, em frente ao bloco C
Organização: Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Entrada gratuita

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

(MD ASCOM/FM)

 

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>