Esquadrilha faz apresentações no Mato Grosso do Sul e São Paulo neste fim de semana

Expectativa é de 40 mil pessoas em Dourados (MS) e 10 mil em Votuporanga (SP)

A Esquadrilha da Fumaça fará apresentações nas cidades de Dourados (MS) e Votuporanga (SP) neste fim de semana.

ESQUADRILHA 1

No sábado (18), as sete aeronaves farão demonstração aérea às 15h para celebrar os 50 anos do Aeroclube Municipal de Dourados. A expectativa dos organizadores é que 40 mil pessoas acompanhem as manobras. O evento é divulgado em 38 municípios da região. “A última demonstração da Fumaça em nossa cidade aconteceu em 2011. Trata-se de uma grande apresentação que os moradores de nossa região poderão assistir, conhecendo o trabalho da Força Aérea Brasileira de toda a equipe da Fumaça”, afirma Juliano Soares Lopes, presidente do Aeroclube.

No domingo (19), às 16h, as acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça vão homenagear os 79 anos da cidade de Votuporanga (SP). “Nós esperamos mais de 10 mil pessoas na demonstração. Quando a Fumaça confirmou a vinda aqui na cidade, foi uma grande comoção dos moradores de Votuporanga e toda região nas nossas redes sociais. Será um grande presente para nosso aniversário”, relata Orlando Ribeiro, o diretor do Departamento de Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Votuporanga.

Para o piloto Ala Esquerda (#3), o paulista Tenente Lucas Pacheco Yoshida, será a primeira demonstração na sua cidade natal. Ele fará a locução durante a apresentação, explicando ao público as manobras nos céus. “É um orgulho ter um piloto da Fumaça que nasceu em nossa cidade. Isso vai influenciar muito os nossos jovens a também seguir a carreira de aviador”, afirma Ribeiro.

Espetáculo de emoção

Neste ano, a Fumaça já realizou 14 demonstrações em cinco estados no Brasil e no Chile. Cada apresentação tem duração média de 35 minutos, período em que são realizadas 50 manobras. As apresentações representam o trabalho da Força Aérea Brasileira e incentivam os jovens a seguirem a carreira militar.

No último fim de semana (12), quando foi celebrado o Dia dos Namorados, a Esquadrilha reuniu 5 mil pessoas na apresentação em Ibaté (SP). O frentista Carmo Aparecido Stein chegou a se emocionar ao lado de sua companheira durante a manobra feita pelas seis aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. “Até chorei ao lado da minha esposa. Foi emocionante ver a manobra Coração. Essa é a primeira vez que vejo uma apresentação com as aeronaves A-29 Super Tucano e achei muito lindo. A cada ano que assisto, a demonstração fica ainda melhor”, comentou o fã.

No dia anterior (11), cerca de 10 mil acompanharam a apresentação em Rio Claro (SP). “Muito emocionante a demonstração, principalmente o início com a Formatura Concorde e o Looping”, comentou o garçom José Lima sobre as demonstrações feitas com sete aeronaves. Fã declarado, ele já perdeu a conta da quantidade de vezes que assistiu às acrobacias da Esquadrilha, mas ficou impressionado com as manobras realizadas a bordo dos aviões A-29 Super Tucano.

(CECOMSAER/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>