EsSLog realiza formatura para comemorar seus 83 anos de existência

EsSLog realiza formatura para comemorar seus 83 anos de existência

No dia 26 de maio, foi realizada na Escola de Sargentos de Logística (Es S Log) uma formatura em comemoração aos seus 83 anos de criação, ocorrido no dia 25. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago,  acompanhado pelo Comandante da EsSLog, Coronel Lucio Alves de Souza.

Criada em 25 de maio de 1938, através do aviso n° 400, a Subunidade Escola de Moto-mecanização, precursora da EsSLog, que teve como seu primeiro comandante o então Capitão Carlos Flores de Paiva Chaves, grande incentivador dos blindados no Brasil, fez o Curso de Moto-mecanização na Escola de Cavalaria do Exército Francês; serviu na Seção de Moto-mecanização do Estado-Maior do Exército; na Escola de Estado-Maior, onde foi instrutor,  e assumiu a redação da arma de cavalaria na revista A Defesa Nacional, funções que o ajudaram a desenvolver a mentalidade do uso de carros de combate pela cavalaria.

Participou também do estudo de viabilidade para a aquisição de novos carros de combate, que culminou com a compra de 23 Fiat-Ansaldo e com a criação da já mencionada subunidade, retomando, assim, a implantação de blindados no Brasil. Foi, também, subcomandante do Centro de Instrução de Motorização e Mecanização (CIMM) e como Coronel comandou a Escola de Moto-mecanização. Participou da 2ª Guerra Mundial e como General de Divisão foi comandante da Força de Emergência das Nações Unidas em Suez.

Este ano comemora-se, também, os 100 anos da implantação dos blindados no Brasil, ocorrida em 1921, com a criação da Companhia de Carros de Assalto, a primeira da América Latina, cujo comandante foi o então Capitão José Pessoa.

Em 2021, no ano do centenário dos blindados no país, teve início a formação da primeira turma da qualificação militar de sargentos (QMS) de Material Bélico/Manutenção de Viatura Blindada do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), por meio da Portaria Nº 182, de 21 de agosto de 2018, do Estado-Maior do Exército (EME), que criou o curso, iniciativa que teve o objetivo de atender às crescentes demandas de manutenção dos blindados no Exército.

A comemoração contou, ainda, com uma exposição fotográfica, de materiais e equipamentos militares da Escola, inauguração do saguão das placas das turmas de formação de sargentos da Escola e entrega do diploma de amigos da Unidade.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *