Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas comemora 9 anos de atuação

Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas comemora 9 anos de atuação

O Estado Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão do Ministério da Defesa que centraliza a coordenação dos comandos das Forças Armadas, comemora nove anos de atividade. A solenidade foi realizada na Base Aérea de Brasília, com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, do Chefe do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, do Comandante do Exército, Edson Leal Pujol. Além de oficiais e praças das três Forças, servidores civis, e familiares dos agraciados.

esta imagem não possui descrição

O evento teve início com o Hino Nacional Brasileiro, apresentado pela banda do Exército. O Brigadeiro Botelho discursou emocionado, “semeamos em nossas carreiras honradez, honestidade, propósito, lealdade e dedicação sem limites ao nosso Brasil”, disse ele, ao referir-se aos militares das Forças.

esta imagem não possui descrição

O chefe do EMCFA lembrou da criação do Ministério da Defesa em 1999, que conferiu nova roupagem ao sistema de defesa nacional e inseriu o tema de defesa na pauta de debates da sociedade brasileira atrelado ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

“O EMCFA, atento ao cenário mundial, vem estudando medidas de reestruturação para cumprir com mais dinamismo a lógica do emprego conjunto das Forças Armadas”, reforçou Botelho, ao explicar que o EMCFA vem estudando modificação na cadeia de comando político, estratégico e operacional com vistas a melhor empregar os meios disponíveis sob responsabilidade das forças singulares.

Em seguida, foi feita a entrega da Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, criada para homenagear e agradecer o legado deixado pelo trabalho feito pelos militares que colaboraram com o EMCFA. Entre os agraciados pela condecoração está o Contra-Almirante Carlos Chagas. “É com muito orgulho que recebo essa medalha do EMCFA, que tem um trabalho fundamental de integração dentro das nossas Forças e no trabalho conjunto”, afirmou o Almirante.

esta imagem não possui descrição

O General de Divisão Edson Diehl Ripoli, Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa, também recebeu a Medalha Mérito EMCFA. “Fico extremamente honrado e agradecido ao Brigadeiro Botelho por ter lembrado do meu nome nessa ocasião. A medalha do EMCFA é recente e é enriquecedor sermos reconhecidos pelo trabalho que fazemos”, agradeceu.

esta imagem não possui descrição

O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, começou seu discurso refletindo os fatos que marcaram a história do EMCFA, como os adestramentos conjuntos, as missões de paz, as operações conjuntas, as Operações de Garantia da Lei e da Ordem. “Trabalhamos em conjunto esse ano e aqui atestamos a competência, a rapidez, a pronta resposta do nosso Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas tendo o Brigadeiro Botelho à frente nas suas três ramificações”, celebrou. Fernando Azevedo concluiu parabenizando os agraciados e integrantes do EMCFA que contribuem para a evolução da instituição.

esta imagem não possui descrição

Por: Mariana Alvarenga

Fotos: Alexandre Manfrim/MD

(MD ASCOM/FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *