Estagiários do Curso de Diplomacia de Defesa (CDIPLOD) são diplomados

Estagiários do Curso de Diplomacia de Defesa (CDIPLOD) são diplomados

Em 14 de novembro, o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou a cerimônia de encerramento e diplomação da 4ª turma do Curso de Diplomacia de Defesa (CDIPLOD). A capacitação, com duração de seis semanas e carga horária de 114h/a, desenvolve competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia e Defesa, com vistas aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira.

esta imagem não possui descrição

Essa quarta edição do curso contou com a participação de 23 estagiários, civis e militares, oriundos do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Vice-Presidência da República e da Polícia Federal. A mesa de honra da cerimônia de encerramento e entrega de certificados foi composta pelo Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro Leônidas, pelo Comandante da ESG Brasília, General de Brigadada Vendramin, pelo Diretor do CDIPLOD, Coronel Bonfim. O evento contou com a presença do General de Divisão Douglas Bassoli, Secretário Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Sr. Marcio Paulo Buzanelli, ex-Diretor da ABIN e do Sr. Frank Márcio de Oliveira, Diretor adjunto da ABIN.

esta imagem não possui descrição

Após a abertura da cerimônia pelo Major Brigadeiro Leônidas, a oradora da Turma Oswaldo Aranha, Mila Campbel, servidora civil do Ministério da Defesa, foi convidada a proferir seu discurso. Em suas palavras, a estagiária destacou a necessidade de coexistência e co-constituição entre Diplomacia e Defesa na projeção internacional brasileira, relembrando a fala do Barão do Rio Branco “nenhum Estado pode ser pacífico sem ser forte”. Enfatizou, ainda, a importância do CDIPLOD para discussão das principais questões que influenciam o posicionamento internacional brasileiro e como o curso possibilitou o entendimento sobre a construção do discurso diplomático e sobre as bases dissuasórias político-militares necessárias à sustentação desse mesmo discurso.

Na sequência, foram entregues os diplomas aos estagiários do curso. Ao fim do evento, foi realizado o descerramento da placa da Turma Oswaldo Aranha, conduzido pelo Sub Comandante da ESG, Brigadeiro Leônidas, e por dois estagiários da turma, Mila Campbel e o Capitão de Mar e Guerra Gusmão.

Com informações da ESG

Fotos: divulgação ESG

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *