Evento discute influência dos fatores humanos nos acidentes aeronáuticos

Evento discute influência dos fatores humanos nos acidentes aeronáuticos

De acordo com estudos, 90% dos acidentes são causados por falha do homem

Começa hoje (16/04) a IV Jornada Latino-Americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional com o tema “Os fatores humanos na atividade aérea”. O evento é organizado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e vai ser realizado até sexta-feira, em Brasília (DF). A previsão é reunir cerca de 400 participantes, entre profissionais do setor aéreo, especialistas em fatores humanos e segurança operacional, psicólogos, médicos de aviação, além de outros interessados.

evento fabDe acordo com estudos, os fatores humanos estão presentes em mais de 90% dos acidentes aeronáuticos do mundo. Mesmo com a tecnologia e automação das aeronaves, o homem ainda é um ator importante e, por isso, alvo de estudos da psicologia de aviação.

A palestra de abertura será realizada pelo dinamarquês Erik Hollnagel, Ph.D em Psicologia. Ele falará sobre o acidente sistêmico, teoria moderna que explica a relação entre a complexidade dos sistemas e a necessidade de adaptação do desempenho humano para a prevenção de acidentes.

Outros temas abordados serão: formação e capacitação em aviação, gerenciamento de crise e suporte psicológico no pós-acidente aeronáutico, implementação do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional – SGSO na aviação, além de saúde e qualidade de vida na atividade aérea.

Haverá oito workshops com temas variados e mesa redonda ao final. A programação completa está disponível em http://www.jornadadefatoreshumanos.com.br/

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *