Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Eventos esportivos e parada naval encerram comemorações do centenário da Capitania Fluvial de Santarém (PA)

Os dias 24 e 25 marcaram o final da programação comemorativa dos cem anos da Capitania Fluvial de Santarém (CFS). Corrida de rua, competição de natação e uma parada naval animaram a cidade de Santarém (PA).

No dia 24, atletas profissionais e amadores, além de militares da Marinha, percorreram seis quilômetros em uma corrida rústica na orla da cidade paraense. Os participantes receberam kit com chip para cronometragem, camiseta da corrida e medalha de participação. Os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar foram agraciados com troféus.

O Primeiro-Tenente Lucas Santiago Santos do Carmo participou da corrida e agradeceu a forma calorosa como a população se envolveu para comemorar o aniversário da CFS.

Encerramento da Rústica Natatória com os competidores e militares da CFS

Já a Rústica Natatória aconteceu na manhã do dia 25. Com um percurso de 3 km, a largada foi dada pelo Capitão dos Portos da CFS, Capitão de Fragata Robson Ferreira Carneiro, aos 39 competidores. A natação ocorreu próxima ao encontro das águas do rio Tapajós com o rio Amazonas. A orla de Santarém (PA) ficou lotada com a presença de parentes e amigos dos competidores, mesmo com o tempo chuvoso.

A primeira colocada da rústica natatória foi a funcionária pública Maria de Fátima Silveira, de 52 anos. Ela, que concluiu a prova em 35 minutos, destacou a importância da medalha: “Uma porque será a única e ela é minha, e, para mim, vale muito porque nunca havia participado. Eu comecei um treino para cuidar da saúde e ter conseguido essa vitória foi uma benção”.

O Imediato da CFS, Capitão de Corveta Renato Ferreira da Silva, relatou sobre a importância do evento. “Nós que somos da Marinha não poderíamos deixar de fazer uma competição dentro do nosso lendário rio Tapajós. Tivemos uma aceitação muito grande dos atletas de natação e de equipes de natação. Eles ficaram muito felizes com o evento, que, há muito tempo, a Marinha não fazia e que está congregando e trazendo de volta os nadadores ao rio Tapajós e estimulando o desporto aquático na cidade de Santarém.”

Na tarde do mesmo dia, foi realizada uma parada naval (desfile de navios) com os Navio Auxiliar “Pará”, Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu”, Navio Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira” e Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meireles”, além de lanchas utilizadas pela CFS em atividades de fiscalização.

Os navios ficaram atracados no Porto da Companhia Docas do Pará durante toda a semana e abertos à visitação pública nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Navios da Marinha do Brasil durante parada naval no rio Tapajós

(CCSM/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *