Ex-combatentes receberam a Comenda da Ordem da Legião de Honra

Ex-combatentes receberam a Comenda da Ordem da Legião de Honra

A homenagem foi prestada na cerimônia de entrega da medalha Santos-Dumont no RJ

“A França é a terra da  Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e foi por esses valores que meu pai lutou a vida inteira”. A declaração de Pedro Moreira Lima foi feita durante a entrega da maior condecoração francesa (Comenda da Ordem da Legião de Honra) aos heróis de guerra, Major-Brigadeiro do Ar Rui Moreira Lima e Major-Brigadeiro do Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos, representados pelos seus filhos. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (20), no Rio de Janeiro (RJ).

COMENDA 1

Ambos os homenageados foram pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) e lutaram com os aliados na Segunda Guerra Mundial contra o nazifacismo na década de 40. Os dois ex-combatentes têm muito em comum.

COMENDA 3
Na época da guerra, realizaram quase 100 missões a bordo do P-47 Thunderbolt nos céus da Itália e contribuíram para o desenvolvimento da aviação de caça no Brasil. Eles também ajudaram a registrar a história da participação da Força Aérea Brasileira (FAB) na guerra. O Brigadeiro Rui, por exemplo, escreveu o livro Senta a Pua!, que conta como foi a atuação do 1° GAVCA no conflito. Ambos os homenageados também faleceram em 2013.

Segundo a filha do Brigadeiro Meira, Gilda Meira de Vasconcelos, a condecoração representa a veneração que ela tinha pelo pai. Segundo ela, um herói.

COMENDA 4

“Ele falava sempre com bom humor do período da guerra. Ele não era de falar da tristeza. Ele lutou pela liberdade. Isso é o essencial, a gente não vive sem liberdade”, afirma.

Legião de honra

 
Instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte, a condecoração, desde então, é prestada pelo governo francês aos agraciados. O objetivo é recompensar os méritos de militares ou civis em prol da nação francesa.

“A legião de honra é a condecoração mais alta na França. Ela é destinada a todas as pessoas que se dedicaram, como os ex-combatentes brasileiros que foram homenageados hoje”, explicou o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, responsável pela entrega da comenda.

Os graus da ordem são de cavaleiro e oficial. Os heróis de guerra brasileiros receberam o grau de cavaleiro. Já o Chefe de Estado, o presidente da república, recebe a grã-cruz e se torna o grão-mestre da Ordem durante a cerimônia de posse presidencial. Entre os brasileiros que já receberam a comenda estão Dom Pedro II e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Santos-Dumont

A cerimônia, presidida pelo Comandante-Geral de Apoio,Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro, foi realizada durante a solenidade militar em comemoração ao 142° aniversário de Alberto Santos-Dumont. Na ocasião, cerca de 130 agraciados receberam a medalha “Mérito Santos-Dumont”.

COMENDA 5Um deles, o Suboficial Luis Carlos do Rosário, está na FAB há 30 anos. Começou como soldado, serviu na unidade de elite da FAB: PARA-SAR, e hoje trabalha no Museu Aeroespacial (MUSAL). Segundo ele, receber essa medalha é uma honra. “Para mim é um reconhecimento do meu trabalho e do meu esforço”, finaliza.

(CECOMSAER/ FM)

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *