Exercício Logístico Multinacional Interagências: preservação do meio ambiente e práticas sustentáveis

Tabatinga (AM) – Uma das premissas do AMAZONLOG17, inédito Exercício Logístico Multinacional Interagências na América do Sul, é a preservação do meio ambiente, baseadas em práticas sustentáveis. A gestão ambiental está sendo conduzida por militares da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (DPIMA), do Exército Brasileiro, em conjunto com outras agências, a fim de reduzir o impacto das ações humanas sobre a natureza durante a atividade, no período entre 06 e 13 de novembro.

O exercício envolverá a participação de 1.940 integrantes, entre militares e civis, dispostos na Base Logística Multinacional Integrada. A presença de tal quantidade de pessoas em uma cidade de pequeno porte como Tabatinga (aproximadamente 60 mil habitantes) poderia acarretar danos ao meio ambiente e à saúde coletiva, por conta dos resíduos gerados pela ação humana.

Para que este Exercício de Logística cause o menor impacto ambiental possível na área de responsabilidade, serão realizadas algumas ações de controle no meio ambiente como o manejo de resíduos, desde a sua coleta, gestão do armazenamento, até a destinação final, de acordo com cada classe ou categoria (sólidos, líquidos, orgânicos e de saúde). Todas essas medidas estão de acordo com a legislação ambiental brasileira. Nesse escopo, estará sendo utilizada, também, uma lagoa facultativa construída para o tratamento dos efluentes.

Ainda no âmbito da saúde coletiva, o Hospital de Campanha empregará medidas de medicina preventiva para evitar que a tropa contraia doenças, mantendo a higidez do militar e seu poder de combate, além de reduzir custos com evacuação e hospitalização de doentes. As ações serão desenvolvidas nas seguintes áreas: controle de zoonoses (doenças transmitidas por animais), análise microbiológica da água, segurança e defesa alimentar, controle de pragas e vetores, e controle sanitário das instalações.

Além das medidas acima, com forma de legado e aproveitando a presença dos meios na região, será feita recuperação de área degradada. Este tema, de grande importância e diretamente ligado a um dos objetivos do Exercício, será tratado em matéria específica ainda nesta semana.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>