Exercício no terreno testa conhecimentos dos cadetes do Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras

O compromisso com a formação inicial dos oficiais combatentes do Exército Brasileiro ganha força a cada ação realizada pelo Curso Básico da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Nos dias 23 e 24 de junho, foi realizado um exercício no terreno denominado “Operação Henrique Lage”. Essa operação é sinônimo de oportunidade para os cadetes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e os aplicarem em momentos de grande aprendizado, afinal, é quando se deparam com a dificuldade do desgaste físico, com o planejamento e com a coordenação das ações.

Por falar em atuação, o exercício também marca o momento em que, após ter recebido as instruções técnicas do material e do tiro, o cadete realiza o tiro real com a metralhadora .50. Para finalizar o conteúdo dessa disciplina, ele também realiza o acionamento real de explosivos, por meio de artifício pirotécnico.

Já no 1º ano da formação, estreiam na “patrulha” e na ocupação de uma “base de patrulha”. Na ação, um tenente-instrutor do curso atua como comandante da operação, tudo para que o cadete perceba na prática as atribuições que ele terá que assumir em breve. Entre as experiências importantes para a formação do cadete, também estão a orientação noturna, a pista de combate à localidade e as instruções de comunicações.

O curso enfatiza que a Operação Henrique Lage é um grande salto de conhecimento técnico-profissional do cadete, além de criar vínculos afetivos com a missão de vida assumida. Em 2020, o Curso Básico festeja 62 anos. O seu patrono sempre será um exemplo para os novos cadetes que estão sendo forjados na AMAN.

(CCOMSEX/AMAN/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>