Exército abre processo seletivo para militares temporários na 9ª Região Militar

Exército abre processo seletivo para militares temporários na 9ª Região Militar

O Exército Brasileiro, por meio da 9ª Região Militar (9ª RM), abriu inscrições para o processo seletivo visando à convocação de militares temporários na área do Comando Militar do Oeste, que compreende os estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso e a cidade de Aragarças (GO).

O processo seletivo tem por finalidade a formação de um cadastro de reserva para a incorporação como oficiais, sargentos e cabos temporários, a partir de 1º de fevereiro de 2022, para o recompletamento de vagas abertas em decorrência da movimentação e do licenciamento de militares. Por esse motivo, as vagas são divulgadas nas últimas fases do processo seletivo. As inscrições se iniciaram no último dia 2 de julho e se estenderão até o dia 13 de julho do corrente, devendo ser realizadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico www.9rm.eb.mil.br.

O processo

A seleção segue os critérios publicados nos avisos de convocação e seleção específicos para cada posto ou graduação, em conformidade com as normas vigentes. Cabe esclarecer que o processo seletivo não se destina ao ingresso no Exército Brasileiro como militar de “carreira”, com direito à estabilidade, mas sim como militar temporário.

O processo seletivo é composto de inscrição eletrônica (IE), entrega da documentação (ED) (para os candidatos inscritos e pré-selecionados), entrevista e avaliação curricular (EAC) (presencial e apenas para os candidatos que entregaram a documentação), inspeção de saúde (IS) e exame de aptidão física (EAF).

Dos Requisitos

Os candidatos deverão ter, no máximo, 40 anos de idade por ocasião da incorporação e possuir cursos nas áreas de interesse do Exército Brasileiro, exceto os candidatos a oficial temporário médico, farmacêutico, dentista e veterinário, que deverão ter, no máximo, 38 anos de idade em 31 de dezembro do ano da incorporação, conforme previsto na Lei Nr 13.954, de 16 de dezembro de 2019, e Lei Nr 5.292, de 8 de junho de 1967.

Os candidatos não poderão ter, até a data da incorporação, mais de 84 meses de tempo total de serviço prestado às Forças Armadas, tendo em vista que o serviço militar temporário terá o prazo mínimo de 12 meses e não poderá ultrapassar 96 meses, contínuos ou não, como militar, em qualquer Força Armada, conforme o previsto no §3º do Art 27, da Lei Nr 4.375, de 17 de agosto de 1964, Lei do Serviço Militar (Incluído pela Lei no 13.954, de 16 de dezembro de 2019).

Os demais requisitos deverão ser verificados nos avisos de convocação e seleção específicos para cada posto ou graduação. Os avisos poderão ser acessados no site da 9ª Região Militar, na área do Serviço Militar, Processo Seletivo. Outros esclarecimentos poderão ser prestados por meio da Seção de Serviço Militar da 9ª Região Militar, por meio dos telefones (67) 33684201, (67) 33684157 e (67) 33684139, ou ainda pelo e-mail ssmr@9rm.eb.mil.br.

Da Carreira do Militar Temporário

Os candidatos que forem convocados para incorporar poderão ter o tempo de serviço prorrogado, de acordo com o interesse do Exército, sucessivamente, por 12 meses, até o limite máximo de 96 meses de serviço nas Forças Armadas, ou até o limite de 45 anos de idade, não podendo completar 46 anos de idade no serviço ativo.

Das Áreas de Interesse

Os Avisos de Convocação e Seleção são específicos para as seguintes áreas:

Oficial Médico Temporário

A seleção para oficial médico temporário é específica para graduados e pós-graduados (especialistas), visando ao Serviço Militar Obrigatório e o Voluntário (médicos quites com o Serviço Militar e segmento feminino).

Oficial Farmacêutico, Dentista e Veterinário Temporário

A seleção para oficial farmacêutico, dentista e veterinário temporário será específica para graduados e para pós-graduados nos respectivos cursos.

Oficial Técnico Temporário

A seleção para oficial técnico temporário estará aberta aos graduados com ensino superior nos cursos de Magistério, Fisioterapia, Enfermagem com pós-graduação em Auditoria Hospitalar, Oncologia, Centro Cirúrgico, Perfusão, Infectologia, Estomoterapia e Controle de Infecção Hospitalar, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Civil, Engenharia de Automação e Controle, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Serviço Social, Museologia, Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, Fonoaudiologia, Nutrição, Direito e Informática, dentre outros.

Sargento Técnico Temporário

A seleção para sargento técnico temporário estará aberta aos candidatos que possuem o Ensino Médio e curso técnico de Contabilidade, Administração, Logística, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Radiologia, Análises Clínicas, Equipamento Biomédicos, Manutenção de Aeronaves, Edificações, Operação de Equipamentos de Engenharia, Manutenção de Equipamentos de Engenharia, Infraestrutura ou Secretaria Escolar, Biblioteconomia, Publicidade, Química, Desenho da Construção Civil, Informática, Manutenção Automotiva, Mecânica e Agrimensura, dentre outros.

Cabo Especialista Temporário

A seleção para cabo especialista temporário estará aberta aos candidatos que possuem o Ensino Fundamental e curso profissionalizante de cozinheiro, auxiliar de refrigeração, auxiliar de solda, ajudante de eletricista predial, motorista categoria “D” ou “E”, pedreiro e bombeiro hidráulico, dentre outros.

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *