Exército assume a guarda do Monumento aos Pracinhas

No dia 06 de agosto, foi realizada a tradicional cerimônia de Rendição Mensal da Guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), o “Monumento aos Pracinhas”, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.

3MONUMENTO 1

A cerimônia teve início às 10 horas da manhã. Na ocasião, a Força Aérea Brasileira (FAB), representada pela Companhia do Grupo de Segurança e Defesa 16, do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), foi substituída pelo 1º Batalhão de Guardas, do Exército Brasileiro. Após as honras de recepção da mais alta autoridade, do cerimonial de transmissão do posto do Túmulo do Soldado Desconhecido, da execução do toque de silêncio em homenagem aos militares mortos nos campos de batalha italianos e do desfile da tropa, ocorreu uma exposição de material de emprego militar.

2MONUMENTO 4

Presidida pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, a solenidade contou com a presença de autoridades das três Forças, como o Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto; o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros; e o Comandante do III COMAR, Brigadeiro do Ar Saulo Amaral.

MONUMENTO 1

Além disso, também estiveram presentes Comandantes de organizações militares sediadas na Guarnição e representações do Comando do 1º Distrito Naval e do III COMAR.

Sobre MNMSGM

2MONUMENTO 1

Idealizado pelo Comandante da Força Expedicionária Brasileira, Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, com projeto dos arquitetos Marcos Konder Netto e Helio Ribas Marinho, o Monumento foi inaugurado em 1960 e, desde então, a sua administração fica a cargo do Exército Brasileiro e sua segurança é realizada pelas Forças Armadas, em sistema de rodízio mensal contínuo entre Exército, Marinha e Aeronáutica.

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>