Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/folhamilitaronline.com.br/web/wp-includes/wp-db.php on line 792

Exército Brasileiro participa da “Operação Mantiqueira”

Belo Horizonte (MG) – No período de 23 de novembro a 06 de dezembro, o 12º Batalhão de Infantaria (12º BI) participou da “Operação Mantiqueira”, exercício de Operações Contra Forças Irregulares do Curso de Forças Especiais/2017, realizado pelo Centro de Instrução de Operações Especiais (CI Op Esp) no Vale do Paraíba (SP).

Na oportunidade, a Companhia de Fuzileiros de pronto-emprego e duas equipes de caçadores do Batalhão atuaram enquadrados na Força-Tarefa de Operações Especiais (Ft Op Esp) “Rochedo”, junto a um estado-maior, dois destacamentos de Operações de Forças Especiais (DOFEsp), um Destacamento de Ações de Comandos (DAC), um destacamento de Operações da Apoio às Informações (DOAI), um Pelotão de Comando e Controle (C²), uma equipe de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotado (SARP) e um destacamento de Reconhecimento e Caçadores (DRC).

Na fase de preparação, de 23 a 26 de novembro, a FT Op Esp ocupou as instalações do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), em Lorena (SP), onde realizou instruções de adestramento da tropa, organizando-se em equipes operacionais e executando adestramento específico com a finalidade de melhor cumprir a missão que lhe foi imposta. Foram realizadas instruções de patrulhamento urbano, Check Point, Posto de Bloqueio e Controle de Estradas, explosivos, atendimento a múltiplas vítimas, módulos de tiro, entrada tática e progressão em ambiente urbano.

Na fase de Operações Contra Forças Irregulares, no período de 27 de novembro a 06 de dezembro, na cidade de Piquete (SP), a Companhia de Fuzileiros do 12º BI teve a oportunidade de aprimorar suas capacidades, atuando junto às tropas de naturezas diferentes. O Exercício ocorreu dentro de um quadro de Guerra Irregular, ambiente interagência, sob a Garantia da Lei e da Ordem, a fim de contribuir para a pacificação de uma Área de Responsabilidade. Foram executadas missões de cerco, de captura, operações de combate, tipo polícia, bem como atividade de Cooperação Civil-Militar.

Fonte: Agência Verde-Oliva

(CCOMSEX/FM)

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *