Exército Brasileiro realiza atividades de formação de reservistas na Amazônia

Exército Brasileiro realiza atividades de formação de reservistas na Amazônia

Manaus – O projeto da Escola de Instrução Militar (EsIM) completou mais de 15 anos em escolas das cidades de São Paulo e de Porto Alegre, e foi recentemente implantado em outras capitais no País. Manaus foi a primeira capital a implantar o modelo na região Norte com a criação da ESIM 12-001 no Colégio La Salle de Manaus e já formou 131 reservistas, de 2011 a 2015. Depois, foram criadas a EsIM 12-002, na Universidade do Estado do Amazonas, e, recentemente, a EsIM 12-003, no Instituto Batista de Roraima, em Boa Vista, a qual está em processo de seleção de voluntários para 2016.

RESERVISTAS 1

A EsIM tem o objetivo de proporcionar a prestação do Serviço Militar Inicial aos estudantes voluntários e que tenham o consentimento dos responsáveis, de maneira que eles possam cumprir sua obrigação constitucional sem abdicar da necessária dedicação aos estudos. Os alunos-soldados recebem a formação do combatente básico de defesa territorial, em regime especial, no contra-turno das aulas.

As instruções teóricas são ministradas na própria instituição de ensino. Os alunos recebem gratuitamente os fardamentos necessários e conhecimentos militares básicos como Justiça, Hierarquia e Disciplina; Comunicações Militares; Higiene e Primeiros Socorros; Utilização do Terreno; Orientação, Observação e Vigilância; Combate a Incêndio; e Sobrevivência na Selva; além de praticarem treinamento físico militar, ordem-unida e marchas.

RESERVISTAS 2

Há também aprendizagens que complementam a formação do cidadão consciente e atuante na sociedade, como as noções de Educação Ambiental e os Atributos da Área Afetiva, em que se exercitam atributos como liderança, honestidade, responsabilidade e camaradagem. Essas instruções têm por objetivo a formação de reservistas de 2ª Categoria integrados à realidade nacional, aptos a desempenharem tarefas específicas, na paz e na guerra, nos quadros de defesa territorial e em ações comunitárias e subsidiárias.

Após terem recebido uma formação militar básica, por cerca de cinco meses, com aulas três vezes por semana, os concludentes realizam o Compromisso à Bandeira e recebem o Certificado de Reservista, com a quitação do Serviço Militar Inicial. Os que se destacam nas atividades recebem diplomas de Honra ao Mérito. O curso da EsIM possibilita aos alunos a apreensão e a difusão de valores como o civismo, a cidadania e o patriotismo no meio estudantil.

RESERVISTAS 3

Esta parceria tem se mostrado um sucesso e todas as partes saem ganhando. Para o Exército, o curso forma o reservista, desenvolvendo nos jovens alunos os sentidos de cidadania, de ética e de civismo, valores tanto preservados pelo Exército Brasileiro. A instituição de ensino tem um retorno muito satisfatório porque, além de possuir uma alternativa de complementação de formação aos estudantes, vivencia e acaba sendo brindada com a mudança de comportamento dos alunos.

Para os próprios alunos e, porque não dizer, para seus familiares, a transformação pessoal é o principal ganho. O crescimento pessoal; a responsabilidade; o amadurecimento; a disciplina; o respeito; a organização; o cumprimento de horários e prazos; a confiança; e o sentimento de orgulho, de dever cumprido, de vitória e de realização pessoal são as modificações mais relatadas ao término de cada curso.

O Manauara Victor Kummer da Rocha Cavalcanti, aluno da EsIM La Salle em 2011, é um exemplo de sucesso dessa iniciativa. Após aprovação em um difícil concurso e o consequente ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, encontra-se, agora, no 1º Ano do Curso de Formação de Oficiais na Academia Militar das Agulhas Negras.

RESERVISTAS 4

Para o curso de 2016, o Comandante do Exército autorizou a EsIM 12-001 a oferecer vagas também para o segmento feminino; ou seja, a escola poderá matricular alunas do Colégio La Salle que forem voluntárias. Esta será uma experiência inédita no Exército, que possibilitará sua extensão a outras Escolas de Instrução Militar em funcionamento no Brasil.

Fonte: 12ª RM

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *