Exército celebra o Dia da Artilharia

Brasília (DF) – Fundamental no campo de batalha. Assim pode ser resumida a importância da Artilharia, principal meio de apoio de fogo do Exército. No dia 10 de junho, é celebrado o Dia da Artilharia, a Arma dos fogos largos, densos e profundos. Organizações militares de Artilharia de todo o Território Nacional realizam atividades para comemorar a importante ocasião.

ARTILHARIA 3

Em Brasília, a data foi marcada por uma formatura no 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC), Grupo D. Pedro I. Artilheiros de ontem, de hoje e de sempre comemoraram o dia de uma das mais tradicionais Armas da Força Terrestre. A data comemorativa foi escolhida por ser o dia do nascimento do Marechal Emílio Luís Mallet, Patrono da Artilharia, herói militar nas campanhas da Cisplatina, Revolução Farroupilha e a Guerra da Tríplice Aliança.

ARTILHARIA 5

A cerimônia teve a participação de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. Durante a solenidade, foi colocada uma corbélia de flores no busto do Patrono, em reverência aos seus notáveis feitos.

ARTILHARIA 2

Um desfile com efetivos do 32º GAC, do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea,  do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e também da Bateria Caiena, trajando seu uniforme histórico, encerrou a solenidade. Militares da Arma de Artilharia presentes no evento, tanto da ativa, quanto da reserva, também desfilaram, junto aos estudantes do Colégio Militar de Brasília.

ARTILHARIA 4

A Artilharia é a única Arma do Exército Brasileiro a operar exclusivamente com dois Sistemas: Apoio de Fogo e Defesa Antiaérea. Vital desde a Antiguidade, ela transformou-se com a dinâmica da evolução tecnológica. Hoje, ao lado de armamentos que há décadas são orgânicos de seus quartéis, modernos meios possibilitam novos padrões operacionais à Arma. Como exemplo, temos o Sistema Astros e os mísseis IGLA, de Defesa Antiaérea.

ARTILHARIA 1

O papel da Artilharia, como no passado, segue fundamental, pois é com o fogo que se ganham as batalhas.

(CCOMSEX/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>